Jantar libanês em casa

Renda-se à maravilhosa cozinha do Médio Oriente, uma dieta variada, baseada em ingredientes simples e saudáveis com o toque exótico das especiarias.

TABBOULEH
INGREDIENTES: 4-5 molhos de salsa, ½ molho de hortelã, 500 g de tomate maduro rijo, 3-4 cebolos ou 1 cebola, 50 g de bulgur, 1-2 limões, 1,5 dl de azeite extravirgem, 1 c. de café de pimenta da Jamaica (allspice) moída e sal.

Antes de começar, convém referir que a base deste prato é a salsa, por isso, não se espante com a quantidade utilizada. Lave bem a salsa e a hortelã em água corrente e em seguida seque-as muito bem. Pique a salsa e a hortelã. Corte o tomate em cubinhos, reservando o suco resultante. Pique o cebolo ou a cebola e mergulhe em água com um pouco de sal para reduzir o sabor forte dos mesmos, escorra e seque bem antes de juntar aos restantes ingredientes. Regue o bulgur com sumo de limão e o suco do tomate e deixe cerca de dez minutos, por fim junte o tomate picado e misture tudo com as mãos. Coloque o bulgur na taça de servir, junte o cebolo, a salsa e a hortelã e tempere com o azeite, a pimenta da Jamaica, sal e sumo de limão a gosto.

MUTABAL
INGREDIENTES: 2 beringelas grandes, 3 c. de sopa de tahini, sumo de ½ limão, 1 dente de alho, 1 pitada de cominhos, 1 pitada de pimenta de caiena ou de paprica picante, azeite extravirgem e sal.

Lave as beringelas, pique-as com um garfo e asse-as no carvão ou coloque-as diretamente sobre a chama do fogão, em lume brando. Vire as beringelas de vez em quando para que assem por igual. Depois de frias, retire a pele e reserve a polpa. Se tiverem sementes retire-as, pois estas podem conferir um sabor amargo. Com uma faca afiada, pique a polpa até obter uma pasta. Misture com o tahini, o sumo de limão, o alho esmagado e tempere com sal a gosto. Coloque o preparado numa tigela e, com o fundo de uma colher, faça um sulco. Regue generosamente com azeite e, por fim, polvilhe com cominhos e paprica picante. Decore com sementes de romã.

NOTA: O tahini é uma pasta feita com sementes de sésamo torradas e trituradas com óleo ou azeite. Existe à venda nas lojas de produtos naturais mas também pode ser preparada em casa.

BACLAVA
INGREDIENTES: 1 kg de nozes, 300 g de açúcar, 10 g de canela em pó, 200 ml de água de flor de laranjeira, 100 g de manteiga sem sal, 1 embalagem de massa filo e 70 g de miolo de amêndoa. Para a calda: 200 g de açúcar, 1 dl de mel, 0,5 l de água, 1 dl de água de flor de laranjeira e 2 paus de canela.

Precisa de régua, forma retangular (40X30 cm), pincel de cozinha. Triture as nozes até ter uma pasta granulada e misture com o açúcar, a canela e a água de flor de laranjeira. Reserve. Derreta a manteiga e com o pincel unte o tabuleiro. Disponha uma folha de massa filo e pincele com manteiga. Repita a operação até ter sete folhas. Por cima, espalhe o preparado de nozes. Complete com mais sete folhas. Com a régua trace quadrados de 4 cm e corte-os, com uma faca afiada. No centro de cada quadrado, faça um sulco e coloque uma amêndoa. Pincele de novo a última camada com manteiga e leve ao forno a 200º C, durante 20 a 30 minutos até dourar.