Hoje preparas tu as coisas de manhã: roupa, pequeno-almoço e saco de ginástica. Boa sorte.

Notícias Magazine

Bom dia. :)

Hoje tenho reunião no Porto. Estou no comboio, apanhei o das 06h09. Saí de casa às cinco e meia. Não te quis acordar. Como ontem chegaste a casa tarde e disseste que vinhas cansado e que não era preciso dar-te recados, que tu te desenrascavas bem com as miúdas e não valia a pena eu estar preocupada… não te deixei nada arranjado. Tenho a certeza de que vais dar conta de tudo. Mas antes que entres em parafuso e elas cheguem atrasadas à escola, aqui vai uma cábula. Como costumas consultar o e-mail logo de manhã no telemóvel, mal te levantas, espero que vejas isto entretanto.

DESPERTAR: tens de as acordar antes das sete e meia. Isto significa que não pode ser às 07h31 ou 07h32. Faz diferença. Todos os minutos contam. A menos que queiras chegar muito atrasado ao trabalho. É indiferente qual acordas primeiro. Ela vai choramingar. E depois a outra vai acordar e choramingar também. Tu não sabes porque sou eu que costumo acordá-las e vesti-las, mas é sempre assim. Vão as duas dizer que lhes dói a barriga. Ou os ouvidos. E querem ficar em casa. Não acredites. A menos que tenham febre. Em caso de dúvida, confirma com o termómetro – aquela coisa que se põe debaixo do braço e apita.

ROUPA: não preparei. Sugiro que o faças antes de as acordares, para elas não estarem com frio enquanto procuras as calças e as camisolas interiores. É capaz de não haver roupa passada a ferro. Por favor não as mandes para a escola com roupa amarrotada. Nem com roupa de verão. As gavetas de baixo não são para usar.

Pensei em deixá-las presas com fita-cola porque sei que vais ter essa tentação, mas – sabes, não sabes?? TAMANHO: tens duas filhas. Uma tem 6 anos, a outra 4. A roupa maior é para a mais velha. Em caso de dúvida, olha para as etiquetas. GANCHOS: são elas que escolhem os ganchos que querem usar. Se discutirem (vão discutir) inventa uma coisa qualquer para elas decidirem quem leva qual. Mas têm de ser elas a decidir. Se fores tu, vais ter berreiro. Hoje é dia de GINÁSTICA. Tens de preparar as coisas. Sapatilhas, fita para o cabelo,

T-shirt e sweatshirt. E calças de fato de treino. Não esqueças o tupperware com bolachinhas. Bolachas de chocolate NÃO.

PEQUENO-ALMOÇO: elas vão dizer que com a mãe comem pão de forma desse industrial, tipo Panrico. Não é verdade. Vão tentar enganar-te porque costumam fazer isso com as coisas que sabem que tu não sabes. Não acredites. Pão torrado com manteiga e um copo de leite morno. Não, os iogurtes líquidos não são um bom pequeno-almoço. São um S.O.S.. E não, comigo não costumam comer no carro. Comem em casa. Se te quiseres armar em intransigente e não as deixar ver desenhos animados enquanto estão à mesa, é contigo. Se quiseres não dar em doido, deixa-as as ver o Canal Panda.

Isto vai longo e tens de te despachar. Se me ligares em pânico antes de eu chegar ao Entroncamento porque não encontras o ferro de engomar (tens de o ligar à tomada para funcionar), já sei que vão viste isto. Se uma delas ainda estiver a dormir quando eu chegar a Coimbra-B, estás lixado com o teu chefe. Ah, última coisa: a partir de hoje, talvez fiques a saber finalmente a diferença entre «fazer» e «ajudar». Segundo o dicionário, «dar existência ou forma a…, criar, realizar» é o que eu faço. Todos os dias. «Dar ajuda a…, auxiliar, socorrer, cooperar» é o que tu fazes. Às vezes. Um beijo, até logo. Boa sorte.

[Publicado originalmente na edição de 24 de janeiro de 2016]