Hambúrgueres de beterraba

Este hambúrguer é uma excelente alternativa à carne. Ideal para quem segue um regime alimentar vegetariano e sem glúten, já que é feito com trigo sarraceno.

INGREDIENTES: 1,100 kg de beterraba crua ralada; 500 g de lentilhas verdes cozinhadas; 900 g de trigo sarraceno cozinhado; 12 dentes de alho ralados; 4 cebolas raladas; 2 malaguetas vermelhas sem sementes; 2 c. de sopa de óleo de girassol, 120 g de pão ralado; 240 ml de manteiga de amêndoa; 2 c. de sopa de cominhos moídos; 1 ½ c. de sopa de coentros moídos; 4 colheres de sopa de mostarda inglesa; sal e pimenta preta moída na altura. DIP: 0,5 kg de feijão branco cozido; 1 dente de alho; sumo de 1 limão; 1 mão-cheia de salsa picada; 125 ml de azeite virgem extra; sal e pimenta

Junte o alho, a cebola e a malagueta e triture até obter uma pasta. Coloque o óleo numa frigideira e assim que ficar quente, junte a pasta e deixe, em lume médio, dois ou três minutos. Coloque de novo a pasta no copo misturador, junte a beterraba, as lentilhas e o trigo sarraceno e triture ligeiramente até ligar, sem deixar que perca a textura. Em seguida, coloque o preparado numa tigela e misture com os restantes ingredientes. Rectifique o tempero e coloque no frigorífico cerca de uma hora. Molde em hambúrgueres e frite num fio de azeite. Para o dip de feijão branco, triture todos os ingredientes até obter uma pasta cremosa. Sirva com os hambúrgueres.

*Maria Gray é chef criativa e proprietária do restaurante Local – Your Healthy Kitchen.