Gelados: de pauzinho ou para comer à colher?

shutterstock_135808091

Publicidade

Receitas para fazer em casa, em poucos minutos.

O calor chama por refrescos doces a meio da tarde. Quem falou em gelados?

Fazer gelados em casa custa muito pouco. Com ou sem máquina, é possível fazer-se deliciosos gelados caseiros. A receita base é simples: uma tarde de calor, um processador de alimentos e uma boa dose de autocontrolo para não cair na tentação de comer o preparado antes de o levar ao congelador.

GELADO DE FRUTOS SILVESTRES
INGREDIENTES: 2 bananas médias maduras congeladas às rodelas, 1/2 chávena de morangos congelados, ½ chávena de frutos silvestres congelados, 2 colheres de sopa de natas (opcional).

Triture todos os alimentos num processador de alimentos. Pode levar o preparado ao congelador por algumas horas ou comer de imediato.

GELADO VERDE DE ABACATE E LIMA
INGREDIENTES: 1 chávena de água, 2 abacates médios maduros, ½ chávena de açúcar amarelo, 2 colheres de sopa de sumo de lima, pitada de sal.

Numa pequena panela misture a água e o açúcar. Leve ao lume e deixe ferver até todo o açúcar estar dissolvido. Deixe arrefecer a calda à temperatura ambiente. Corte os abacates em metades e colqoue a polpa numa processador de alimentos, juntamente com a calda de açúcar e o sumo de lima. Triture tudo. Divida o preparado pelas formas de gelado e leve ao congelador por cinco horas.

GELADO DE BANANA E MANTEIGA DE AMENDOIM
INGREDIENTES: 5 bananas médias maduras, congeladas às rodelas, 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim pura, 1 colher de sopa de mel (opcional), 1 punhado de frutos secos (opcional)

Triture todos os alimentos num processador de alimentos e deite o preparado numa forma grande. Leve ao congelador por algumas horas e, na hora de servir, pode polvilhar o gelado com frutos secos. Receita de Samanta McMurray, autora do blogue Eat Love.

GELADO DE COCO E FRAMBOESA
INGREDIENTES: 1 chávena de leite de coco, ½ chávena de coco ralado, 1 chávena de framboesas, pitada de cardamomo, 2 colheres de sopa de agave ou outro adoçante (opcional).

Misture bem todos os ingredientes. Reserve algumas framboesas para colocar dentro das formas e fazer gelados de pau. Encha cada forma com o preparado e leve os gelados ao congelador até endurecerem. Receita do livro Cozinha Saudável, de Mafalda Pinto Leite.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.