Funcionalidade ao cubo

Como aproveitar o espaço, maximizar o uso de luz natural e não perder, nunca, a paisagem de vista? Simples: basta construir um cubo.

Victoriya Yakusha não é uma arquiteta convencional. E talvez tenha sido precisamente essa a razão pela qual uma jovem família procurou a sua ajuda na altura de construir a casa a que chamariam lar, num pinhal na região de Kiev. Com dois filhos, descobriram que um terceiro vinha a caminho quando já estavam a escolher o design da casa. «Por esta razão, era muito importante criar um espaço flexível, confortável, acolhedor e ao mesmo contemporâneo», explica o ateliê. A essas preocupações somava-se a vontade de preservar a paisagem natural e garantir que a casa tirava o maior proveito da sua localização privilegiada.

A solução encontrada foi construir uma casa em forma de cubo, que não só permitia dar resposta a todas estas questões como também maximizar o espaço existente: «Ao utilizar uma ilusão ótica, a casa parece muito maior no interior. A área do lote é de 700 metros quadrados, mas a área útil é de apenas 200.»

No piso térreo, a arquiteta desenhou uma garagem com capacidade para dois carros e um open space onde se reúnem a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. Aqui, uma das paredes foi substituída por um enorme vidro, permitindo a entrada de luz natural e o acesso à paisagem exterior. A unir os dois espaços, o uso de materiais naturais, como madeira, lã e linho, foi também uma forma de criar um ambiente calmo e acolhedor.

Já no piso superior, ficaram instalados o quarto principal e dois quartos de criança. Para o primeiro, a opção passou por «tons naturais e apaziguantes», presentes no revestimento das paredes em grafite cinza e no chão de carvalho. Para os mais novos, o ateliê concebeu interiores funcionais e versáteis, capazes de se adaptar às diferentes necessidades das crianças, como a brincadeira, o estudo e o descanso, sem esquecer a personalidade dos futuros habitantes.

PROJETO
Cube House
Autoria: Yakusa Design Studio
Local: Kiev, Ucrânia
Data: 2015