Mentir no Facebook pode causar depressão

Facebook
Fotografia de Dado Ruvic/Reuters

Fazer posts no Facebook que nada têm a ver consigo só para agradar aos seus amigos e conseguir obter mais ‘gostos’ podem torná-lo mais stressado, ansioso e até causar depressão ou alienação social, segundo um estudo da Universidade da Tasmânia, em Hobart, na Austrália. Por sua vez, ser autêntico nas redes sociais só traz vantagens. Ajuda-o a ter uma maior auto-estima e bem-estar psicológico.

Para este estudo, a equipa de investigadores analisou o comportamento de 164 pessoas, entre os 18 e os 55 anos, através de vários questionários relacionados com a personalidade de cada um. O primeiro mediu a humildade, emotividade, disposição, consciência e abertura, enquanto no segundo teste os participantes tiveram de responder a questões sobre a forma como se apresentavam no Facebook.

Os investigadores puderam verificar que quanto maior era a distância entre a personalidade de cada participante e o tipo de publicações que faziam menos socialmente aceites e mais stressados se sentiam.

«Talvez os utilizadores do Facebook que são menos stressados, ou que têm uma maior experiência de conectividade social, se sintam mais confortáveis para expressar o seu verdadeiro eu online», explicaram Rachel Grieve e Jarrah Watkinson, da Universidade da Tasmânia, citados pelo The Indian Express.