Falafel

falafel__

Publicidade

Acompanhe este prato típico do Líbano com molho de tahini.

INGREDIENTES: 500 g de fava seca, 500 g de grão seco, 2 c. de chá de bicarbonato de sódio, 1 cebola grande, 1 cabeça de alho, 1 malagueta (opc.), 1 c. de sopa de sementes de coentros torradas, 1 c. de chá de cominhos, 1 c. de chá de pimenta preta moída na altura, ½ c. de chá de pimenta da Jamaica moída, 1 pitada de canela, 1 c. de chá de sal, 1/2vc. de chá de pimenta de caiena, 1 pitada de cardamomo, 1 c. de café de noz-moscada, 125 g de sementes de sésamo e óleo para fritar. Para o tarator: 250 g de tahini, 1 dente de alho, 120 ml de sumo de limão, 1 c. de chá de sal.

De véspera demolhe a fava e o grão em separado, adicionando ½ colher de chá de bicarbonato de sódio à água de cada leguminosa. No dia seguinte lave bem, escorra e triture tudo com a cebola, o alho, a malagueta e as especiarias. Para esta operação pode usar um robot de cozinha ou, melhor ainda, uma picadora de carne. Se o preparado ficar demasiado consistente, junte um pouco de água. No momento de fritar misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio diluída em uma colher de sopa de água. Molde pequenas almôndegas achatadas e frite em óleo quente três a quatro minutos. Quando começam a flutuar estão prontas. Coloque a escorrer em papel absorvente. Esta receita dá para cerca de três dúzias de falafel. Para o tarator: num almofariz, esmague o alho com o sal e misture com o tahini e o sumo de limão, se necessário, junte um pouco de água. Sirva com o falafel.

NOTA: o tahini é uma pasta feita com sementes de sésamo torradas e trituradas com óleo ou azeite. Existe à venda nas lojas de produtos naturais mas também pode ser preparado em casa.

*Receita do restaurante Muito Bey, Rua da Moeda, 4A, Lisboa.