Exercício: cuidados a ter com a pele e o cabelo

Mais saudáveis, mais felizes e mais bonitas: assim ficam as mulheres que decidem incluir o exercício físico na sua rotina. As vantagens são muitas, sim, mas é preciso ter alguns cuidados para que a pele e o cabelo não se ressintam. Tire o melhor partido do tempo que passa em movimento.

Ginásio, casa ou rua: não importa onde pratica exercício físico, desde que o faça. E que o faça garantindo alguns cuidados. Comecemos pela pele: à partida, exercício físico significa transpirar. E isto é bom porque a transpiração ajuda a limpar a pele, libertando impurezas. No entanto, implica também ter uma maior atenção àquilo que colocamos sobre o nosso rosto. «Com a transpiração os poros abrem. E nesta situação a pele absorve a base. Por isso não recomendo o uso de base no ginásio», explica a maquilhadora Inês Franco. Isto não significa que tenha de enfrentar o ginásio de cara totalmente lavada.

Para quem treina no intervalo para almoço e não tem tempo para refazer a maquilhagem ou, simplesmente, não é fã do look natural, «um corretor de olheiras, um rímel e um eyeliner» são as sugestões da maquilhadora para usar no ginásio e garantir um aspeto mais arranjado. Neste caso, o ideal será optar por produtos à prova de água, capazes de resistir ao calor e ao suor. Outro cuidado importante, quer use maquilhagem ou não, é ir bebendo água, para assegurar que a pele se mantém bem hidratada.

Quem também sofre com o excesso de transpiração é o cabelo. «O couro cabeludo fica molhado e o cabelo acaba por se partir mais facilmente quando fazemos um rabo de cavalo», explica Inês. A solução? Optar por uma trança, que permite manter o cabelo no lugar sem forçar a raiz. Para quem, como a maquilhadora, usa franja, os champôs secos também podem dar uma ajuda. «O champô seco não lava, absorve a oleosidade. No caso da franja, como o cabelo está encostado à pele, fica mais oleoso e o champô seco pode ajudar a desenrascar.»

E depois do treino? São muitas as soluções que o mercado propõe para dar uma ajudinha extra ao esforço feito no ginásio e à mesa. Anticelulíticos, cremes reafirmantes, adelgaçantes… vale tudo no combate às gorduras mais teimosas. É explorar as diferentes opções e perceber qual a que se adapta melhor ao seu objetivo e orçamento.