Estas são as cores do ano

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Os nomes técnicos são Pantone 13-1520 e Pantone 15-3919. Serenidade e compaixão.

Mas podemos chamar ao Rose Quartz e ao Serenity apenas cor-de-rosa e azul.

Da roupa à maquilhagem, passando pelos acessórios, estes são os tons que vão marcar as passerelles, as ruas e as montras.

Rose Quartz e Serenity são dois nomes que poderá ouvir bastantes vezes ao longo deste ano, quando fizer compras. É que, pela primeira vez, a Pantone elegeu duas cores do ano, depois de procurar os tons certos que vão marcar as tendências, com muita pesquisa e avaliação de fatores como economia, política, destinos de viagem, moda, arte, comportamentos e decoração.

Quando olharam para 2015, os especialistas da empresa norte-americana, que de há uns anos a esta parte dita as tendências de cor para todo o mundo, depararam-se com conflitos políticos e económicos, vidas agitadas, discussões acesas sobre igualdade de género e liberdade de escolha. Por todos estes motivos, a Pantone decidiu escolher duas cores que refletissem a calma e a serenidade de que o mundo precisa este ano. «Serenity conforta-nos com um efeito calmante, despertando sentimentos de calma e relaxamento, mesmo em momentos atribulados», lê-se no comunicado da empresa. «O Rose Quartz é um tom mais suave que transmite compaixão.»

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Apesar de funcionarem muito bem em separado, a Pantone sugere que se usem juntos. «Serenity e Rose Quartz juntos revelam um equilíbrio entre o rosa envolvente e a tranquilidade do azul, refletindo uma ligação e bem-estar, bem como uma calmante sensação de ordem e paz», diz Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Além destes sentimentos de calma e paz, a combinação de cores desafia os preconceitos associados ao género. Sendo tons muito associadas ao feminino, quando usadas juntas e em ambos os sexos, sem distinção, desafiam a sociedade a livrar-se das tradicionais definições de homem e mulher. É pelo menos essa a intenção da Pantone. Se os criadores e as grandes marcas vão seguir esta ideia, isso já é outra história. Seja como for, dualidade, compatibilidade, calma, equilíbrio e paz são algumas das sensações que as novas cores do ano querem imprimir no mundo. A moda e o design já aderiram à tendência.

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