Está na hora de decorar o jardim

Decorar o jardim

Pouco mais de 40 metros quadrados foram o suficiente para a MUDA Home Design criar um jardim acolhedor, com espaços para serem vividos a qualquer hora do dia, em qualquer estação do ano. Uma oportunidade para encontrar inspiração e pôr mãos à obra, antes que chegue o verão.

Não é preciso um terraço gigante ou um jardim interminável para gozar do exterior, como prova este projeto da MUDA para uma moradia em Sintra. Importante, mesmo, é saber maximizar a utilização do espaço – neste caso, um terreno com pouco mais de quarenta metros quadrados, descuidado e a precisar de uma intervenção. «Os nossos clientes pretendiam transformar este jardim num ambiente acolhedor, usufruindo o mais possível do mesmo e onde pudessem receber a família e os amigos », explica o ateliê. Para o conseguir, a equipa optou por dividir o espaço em várias zonas distintas, incluindo zona de refeição, zona de estar, lounge, uma zona de chuveiro para os dias mais quentes e ainda um cantinho de ervas aromáticas «que a cliente adora usar nas refeições que oferece aos amigos».

Sob a proteção do telheiro, onde já existia uma bancada com lava-loiças e churrasqueira, foi criada a zona de refeições. A essa acrescentaram uma zona de estar, com um sofá de exterior que convida a prolongar o convívio depois de comer e cuja utilização, visto estar mais resguardado, é possível mesmo nos dias de inverno. Já no lounge, do lado oposto, a relva foi substituída por um deck de madeira, cuja manutenção é mais simples. Essa foi, aliás, uma das premissas do projeto: garantir que o novo jardim seria fácil de cuidar e manter, já que os proprietários não dispunham de muito tempo no dia-a-dia. Ainda assim, acreditando que «qualquer ambiente deve ter a presença de elementos naturais, porque nos trazem conforto e energia», o ateliê quis manter a presença do «verde», escolhendo por isso os bambus para acompanhar toda a zona murada, entretanto pintada de tons bege-acinzentado de modo a camuflar futuras manchas decorrentes do fumo da churrasqueira ou da humidade. Além de estética e harmoniosa, a escolha dos bambus contribuiu também para aumentar a privacidade do espaço.

Por ser um jardim que se queria vivido a qualquer hora do dia, a iluminação foi outra das preocupações, sendo pensada especificamente para cada zona. Assim, além do ponto de luz geral na zona de estar e do candeeiro suspenso na zona de refeições, foram colocados uplights num tom branco-quente entre os bambus, para que o lounge mantenha um ambiente acolhedor e confortável mesmo durante a noite.

FICHA DO PROJETO
Nome do projeto: Jardim Bambus
Autor: MUDA Home Design
Local: Sintra/2014