Tudo em rolinhos

Rolinhos de finger food saudável para os dias de calor. Para fazer e degustar em conjunto, sempre com música de fundo. Rock&roll.


ROLO DE SALMÃO
INGREDIENTES: 200 g de salmão fumado. Pasta de queijo: 125 g de queijo creme, 1 chalota picada, cebolinho ou funcho, limão ou lima.

Apare as fatias de salmão e corte-as de forma a conseguir fazer pequenos rolos. Pique a chalota e o cebolinho e as aparas do salmão, misture tudo com o queijo creme e junte umas gotas de limão. Coloque uma pequena porção da mistura do preparado anterior em cada tira de salmão e enrole. Reserve no frigorífico até ao momento de servir.


ROLO DE PEPINO

INGREDIENTES: 2 pepinos. Guacamole: 1 abacate maduro, 1 dente de alho, 1 tomate, ½ cebola, 1 lima, 1 malagueta (facultativo), coentros, sal.

Pique a cebola, o alho e a malagueta, o mais finamente possível. Corte o tomate em cubinhos. Com a ajuda de um garfo, esmague bem a polpa do abacate até obter a consistência de um puré. Misture tudo, junte o sumo da lima e os coentros picados e tempere com sal. Corte as extremidades do pepino e, em seguida, com a ajuda de um descascador de legumes, corte tiras no sentido longitudinal, descartando a primeira tira de casca. Barre cada tira de pepino com o guacamole e enrole. Reserve no frigorífico até ao momento de servir.


ROLO DE CURGETE
INGREDIENTES
: 2 ou 3 curgetes. Pasta de grão: 1 lata pequena de grão, 1 dente de alho, 1 dl de azeite, 1 c. de sopa de óleo de sésamo, 2 c. de sopa de sumo de limão, sal.

Triture o grão com os restantes ingredientes até obter uma pasta homogénea. Retifique o tempero e reserve. Com a ajuda de um descascador de legumes, corte tiras de curgete, no sentido longitudinal, descartando a primeira tira de casca. Barre cada tira com a pasta de grão e reserve no frio até ao momento de servir.


ROLO DE BERINGELA
INGREDIENTES
: beringela, requeijão, manjericão ou cebolinho, sal, pimenta. Molho de tomate: 1 lata pequena de tomate pelado, 1 dente de alho, 2 c. de sopa de azeite, 1 c. de chá de açúcar, sal.

Comece por fazer o molho de tomate: refogue o alho picado no azeite, junte o tomate pelado, o açúcar e tempere com sal. Deixe em lume brando cerca de 20 minutos, até apurar. Se necessário, adicione um pouco de água. Por fim, triture tudo até obter um creme espesso. Entretanto, corte a beringela no sentido longitudinal, em fatias, mais finas que conseguir. Grelhe-as ligeiramente e reserve. Desfaça o requeijão, misture-o com manjericão picado e tempere com sal e pimenta, a gosto. Coloque um pouco do preparado anterior por cima de cada fatia de beringela grelhada e enrole. Sirva com o molho de tomate por cima ou numa taça, à parte, em que se mergulha cada rolinho.