Cozinhar no wok

Basta lume forte, gordura, uma espátula de madeira e ingredientes cortados em pequenos pedaços.

Depois, é só saborear.

Arroz frito com camarão
Ingredientes: 1 cebola picada, 6 dentes de alho picados, 3 c. de sopa de óleo de amendoim, 3 c. de sopa de molho de ostra, 2 malaguetas frescas, 400 g de miolo de camarão, 1/2 couve lombarda, 2 cenouras, 400 g de arroz cozido, cebolinho, sal, lima.

Corte a couve em juliana e a cenoura em rodelas. Pique a cebola e o alho. Aqueça o wok, coloque o óleo, a cebola e o alho e deixe refogar até começarem a ficar translúcidos. Junte o molho de ostra e a malagueta cortada em pedacinhos, se pretender que fique menos picante retire as sementes. Junte a couve e depois a cenoura e deixe cozinhar por um minuto ou dois. Junte os camarões e, quando estes ganharem cor, tempere com sal e pimenta. Adicione o arroz e envolva tudo muito bem. Termine com o cebolinho picado. Sirva de imediato, com a lima cortada em quartos.
4 PESSOAS / 20 MIN. / CARO

nm1238_receitas02

Vegetais com leite de coco
Ingredientes: 2 c. de sopa de óleo, 3 dentes de alho, 3 c. de sopa de gengibre ralado, 1 beringela, 1 batata-doce, 100 g de ervilha de quebrar, 1 dl de leite de coco, sal, 50 g de folhas de espinafres, manjericão.

Nesta receita, deve usar lume brando. Aqueça o wok, junte o óleo, o gengibre ralado e o alho picado. Junte a beringela e a batata-doce cortadas em cubos e um pouco de água (uma chávena de café). Deixe por 5 minutos, tapado. Junte as ervilhas, e deixe por mais três minutos, tapado, mexendo volta e meia para não pegar. Junte o leite de coco e tempere com sal ou molho de peixe (fishsauce). Por fim, adicione os espinafres e o manjericão.
4 PESSOAS / 15 MIN. / ECONÓMICO

nm1238_receitas03

Pad Thai
Ingredientes: 300 g de massa de arroz (5 mm de largura), 3 c. de sopa de óleo de amendoim, 4 dentes de alho, 2 peitos de frango, 100 g de tofu, 3 c. de sopa de camarão seco, 4 c. de sopa de amendoim torrado, rebentos de soja, cebolinho.
Molho: 1,5 dl de molho de soja, 1,5 dl de água, 1 c. de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de tamarindo.

Misture os ingredientes do molho. Mergulhe a massa em água quente e deixe de molho durante cerca de 10 minutos. Lave a massa em água fria corrente, escorra-a e reserve. Aqueça o wok, junte o óleo e salteie o frango e o tofu, cortados em cubos. Junte o alho e o camarão. Junte a massa e em seguida o molho. Deixe cerca de cinco minutos em lume forte, envolvendo tudo muito bem. Empurre todos os ingredientes para um dos lados do wok e, no espaço livre, coloque os ovos, ligeiramente batidos. Assim que começarem a solidificar, misture tudo durante um minuto ou dois. Junte o cebolinho, os amendoins e por fim duas mãos-cheias de rebentos de soja.
4 PESSOAS / 20 MIN. / ECONÓMICO

nm1238_receitas04

Arroz frito à indiana
Ingredientes: 0,5 dl de óleo de amendoim, 2 c. de sopa de gengibre ralado, 1 cebola picada, 1 c. de chá de piripíri, 500 g de tomate, 200 g de ervilhas congeladas, 2 peitos de frango, sal, 1 c. de sobremesa de garam masala.

Aqueça o wok, junte o óleo, o gengibre ralado e a cebola. Assim que a cebola ficar translúcida, adicione o tomate cortado em cubinhos e as ervilhas. Deixe por dois ou três minutos. Junte o frango e, assim que estiver cozido, adicione o arroz e misture tudo muito bem. Termine com garam masala, misture bem e sirva de imediato.
4 PESSOAS / 20 MIN. / ECONÓMICO

BÊ-A-BÁ
PREPARE PREVIAMENTE OS INGREDIENTES DAS RECEITAS E PONHA-OS À MÃO. OS LEGUMES DEVEM SER CORTADOS EM PEQUENOS PEDAÇOS (PARA GARANTIR QUE FICAM SEMPRE CROCANTES). USE ARROZ BASMATI (OU AGULHA), MAS ANTES DE O ADICIONAR, FRIO, DEIXE SECAR OS INGREDIENTES QUE COLOCOU NO WOK PARA QUE, AO MISTURÁ-LOS, ESTE FIQUE BEM SOLTO.