Chapéus há muitos

É um dos acessórios de eleição das mulheres e tem uma longa história de evolução na moda. Mas nem todos podem ou devem ser usados a qualquer hora do dia ou ocasião.

A variedade de modelos, cores, texturas e materiais fazem do chapéu um acessório que pode enaltecer ou destruir qualquer imagem. Quando bem enquadrado, pode acrescentar estilo e personalidade. Do boné de pala ao chapéu de coco, do fedora ao panamá, do cloche ao floppy, sem esquecer a boina, a oferta é vasta e por vezes confusa.

As regras de etiqueta estão difusas mas não obsoletas, e à mulher sempre foi permitido usar chapéu em ocasiões distintas das dos homens. O chapéu nunca deve ser usado em espaços religiosos (igrejas, mesquitas, templos) quando não inserido numa ocasião como casamentos, batizados ou funerais; nunca deve estar de chapéu à mesa, no local de trabalho ou em ambientes de estudo (escola, universidade) e em espaços culturais (teatro, cinema, concertos).

As mulheres de estatura baixa devem optar por modelos de aba média ou curta, para equilibrar. Quem tem formas mais volumosas pode optar por chapéus de copa alta e abas médias, criando a ilusão de um rosto e corpo mais esguios. As peles mais claras ficam bem com modelos de cores mais ténues ou muito fortes, e as peles mais morenas com tonalidades que criam contraste – como o vermelho, amarelo ou verde.

nm1239_moda02

CADA CABEÇA, SEU CHAPÉU

ROSTO OVAL
Cara ligeiramente alongada e queixo mais estreito: usar modelos com aba e copa de tamanho proporcional. Evitar chapéus de aba muito grande ou pequena para haver homogeneidade.

ROSTO REDONDO
Usar chapéus de copa mediana e alta, para criar uma simetria proporcional entre o rosto e o acessório. As mulheres de rosto redondo devem evitar os modelos muito justos à cabeça.

ROSTO QUADRADO
Formato quadrado com queixo e testa mais alongados devem usar modelos com abas mais largas e copas arredondadas, de tamanho mediano a alto.

ROSTO TRIANGULAR
Para queixos estreitos e rosto mais largo, optar por chapéus com copa e abas arredondadas e que não criem a ilusão de uma cabeça de tamanho desproporcional.