Borrego com alperces e amêndoas

1266_Receitas01

Publicidade

Um prato reconfortante da gastronomia portuguesa.

INGREDIENTES: 1 kg de carne de borrego cortada em cubos, 50 g de farinha de trigo, 2 dl de azeite, 1 cebola grande, 2,5 dl de vinho branco, 2,5 dl de caldo de carne, 2 colheres de sopa de concentrado de tomate, 1 folha de louro, 2 dentes de alho descascados e esmagados, 1 pau de canela, 1 colher de chá de sementes de coentro, 1 colher de sobremesa de gengibre fresco picado, 1 colher de chá de açafrão em pó, 12 alperces secos , 40 g de amêndoa em lascas torrada, sal e pimenta preta.

Tempere os cubos de borrego com sal e pimenta preta e passe-os por farinha. Numa cataplana grande, aqueça o azeite e sele os cubos de borrego. Junte a cebola, o vinho branco, o caldo de carne, o concentrado de tomate, o louro, os dentes de alho, o pau de canela, as sementes de coentro, o gengibre e o açafrão em pó. Leve a lume brando durante 30 minutos, abanando a cataplana de vez em quando. Junte os alperces secos e retifique os temperos. Feche novamente a cataplana e leve mais 5 minutos ao lume. Na altura de servir, enfeite com a amêndoa torrada e acompanhe com cuscuz ou a gosto.

*Receita do livro Semear Sabor, Colher Memórias: As Origens da Gastronomia Portuguesa (ed. Vogais), €21,99, de Justa Nobre, chef de cozinha, e Fátima Moura, gastrónoma.