OPINIÃO

Bolas e empanadas

A base é o pão. O recheio pode ser o que a sua inspiração lhe ditar.

Aventure-se e experimente as diferentes sugestões que deixamos. Depois, basta improvisar.

Bola de tomate

massa: 250 g de farinha 55, 250 g de farinha 65, 20 g de fermento de padeiro, 4 dl de água, 10 g de sal fino.
recheio: 2 cebolas, 2 ou 3 tomates, 2 colheres de sopa de azeite, 1 folha de louro, 1 c. de sobremesa de orégãos.

Misture as farinhas e o sal. Dissolva o fermento na água e misture com a farinha até obter uma pasta mole. Tape com um pano e deixe a levedar uma hora. Refogue a cebola e, assim que ficar mole, acrescente o tomate em gomos, sem pele nem grainhas. Deixe dez minutos, junte orégãos e deixe arrefecer. Depois da massa levedada, misture um fio de azeite. Coloque num tabuleiro untado com azeite. Por cima, em metade da superfície da massa, coloque o refogado de tomate e cubra com a outra metade, dobrando a massa. Leve ao forno a 180ºC até começar a dourar. Volta e meia, abra o forno e borrife com água.
4 PESSOAS / 2 HORAS / ECONÓMICO

NM1237_Receitas01

Bola de sobras

massa: 500 g de farinha, 100 g de manteiga, 2 colheres de sopa de banha, 1 embalagem de fermento seco (11g) ou 20 g de fermento fresco, 1,5 dl de água morna. recheio: o que se quiser, desde que seja guisado.

Dissolva o fermento, a manteiga e a banha na água morna e misture com a farinha. Amasse por uns minutos até obter uma massa homogénea, tape e deixe a levedar cerca de uma hora. Divida a massa em duas e proceda como na anterior receita da empanada. Pode ser recheada com todo o tipo de ingredientes desde que guisados: carne assada, frango, polvo, sardinhas, pescada, restos de um cozido, legumes.
4 PESSOAS / 2 HORAS / ECONÓMICO

NM1237_Receitas04

Bola de enchidos

massa: 500 g de farinha, 20 g de fermento fresco, 1 dl de água morna, 1 dl de azeite, 4 ovos, 1 colher de sobremesa de sal.
recheio: 1 chouriço (pode juntar presunto).

Dissolva o fermento na água morna. Numa tigela, coloque a farinha misturada com o sal e faça uma cova no meio. Coloque todos os ingredientes e envolva tudo muito bem até obter uma pasta homogénea. Polvilhe a bancada com farinha e amasse durante cerca de dez minutos. Faça uma bola, tape e coloque a levedar cerca de uma hora. Corte os enchidos em pedacinhos, chouriço, presunto ou outros do seu agrado, e misture com a massa. Molde em forma de um pão e leve ao forno a 180ºC, num tabuleiro polvilhado com farinha, até cozer.
4 PESSOAS / 2 HORAS / ECONÓMICO

NM1237_Receitas02

Empanada galega

massa: 500 g de farinha, 1 dl de água, 1 dl de vinho branco, 0,5 dl de azeite, 50 g de manteiga, 1 embalagem de fermento seco (11g), 1 colher de chá de sal.
recheio: 2 postas de bacalhau demolhado, cozido, sem pele nem espinhas, 3 cebolas médias, 2 dentes de alho, 1/2 lata pequena de tomate triturado, passas a gosto, 1 pimento vermelho assado cortado às tiras, 3 c. de sopa de vinho branco, 1 colher de chá de pimentão doce, azeite, sal e pimenta.

Para a massa: amorne a água com o azeite, o vinho branco, a manteiga e dissolva o fermento nesta mistura. Deite a farinha numa tigela, misture com o sal e junte a mistura líquida, amassando à mão ou num robô de cozinha, até obter uma massa lisa. Faça uma bola e polvilhe com farinha, coloque numa tigela tapada com um pano ou com película aderente e deixe levedar num sítio temperado até duplicar o volume, cerca de uma hora.
Para o recheio: corte as cebolas às rodelas e leve-as a lume brando com o azeite, até ficarem translúcidas. Acrescente o tomate, os dentes de alho picados e por fim as lascas de bacalhau cozido. Retifique os temperos e deixe apurar em lume brando. Junte o vinho branco e deixe reduzir, mas não muito, pois a mistura deve ficar com algum molho. Junte as passas e  o pimentão doce. Retire do lume e deixe arrefecer.
Preparação da empanada: divida a massa em duas partes. Com a ajuda de um rolo da massa comece por estender o fundo da empanada, em círculo ou em retângulo. Coloque a placa de massa num tabuleiro polvilhado com farinha. Cubra este fundo com o guisado de bacalhau frio e bem escorrido (reserve o molho), com cuidado, para não chegar muito perto das extremidades da massa pois vai precisar de espaço para unir o fundo e a tampa da empanada. Por cima do recheio disponha o pimento em tiras. Estenda uma segunda placa de massa, igual à primeira, e coloque-a por cima do recheio. Enrole as extremidades das duas placas, a toda a volta, fechando bem o recheio. Faça um buraco no meio, para fazer de «chaminé». Leve ao forno, previamente aquecido a 200°C juntamente com um recipiente com água, para criar vapor e evitar que seque. A cozedura depende do forno, cerca de 20 minutos a 200°C e mais 20 minutos a 180°C. Está cozido quando a massa ficar ligeiramente dourada e fizer um som oco ao toque, como a massa de pão. Retire do forno e pincele generosamente com o molho até a massa o absorver e ganhar cor.
4 PESSOAS / 2 HORAS / ECONÓMICO

Adriana Freire
Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens