Elegância a prata

Joias que são uma homenagem à matéria-prima de eleição da marca, a prata, que reinterpretam em propostas para todas as idades.

Francesa, de origem belga, radicada em Portugal, Anne Bergue é o reflexo perfeito da marca que criou em 2006. Tal como ela, também as joias da Bergue & Co são marcadas pela fusão de origens, aliando às técnicas tradicionais de fabrico uma abordagem contemporânea, o que as torna intemporais. Após uma primeira fase em que a criação passava por um coletivo de designers, a Bergue & Co ganhou casa própria, no LxFactory, em 2009.

Cinco anos depois, em 2014, passou a reunir sob o mesmo teto espaço de fabrico e venda das criações, que já estão um pouco por todo o mundo: nas lojas do Harrods, em Londres, no Museum of Contemporary Art, em Chicago, no Centro Cultural Georges Pompidou, em Paris, mas também em boutiques e lojas espalhadas por países como a China, Itália ou Bélgica, com as exportações a representarem cerca de 50 por cento da sua produção.

A lista de prémios também é invejável, sobretudo tendo em conta a ainda curta história da marca, que, para celebrar o segundo aniversário do atelier-boutique, lançou quatro novas coleções. De inspirações distintas, as linhas partilham a matéria-prima de eleição da Bergue & Co, a prata. Colares, brincos, anéis, braceletes e, em breve, botões de punho para homem, que juntam elegância e funcionalidade, com preços entre os 45 e os 100 euros.

AS NOVAS COLEÇÕES

PAPIRUS
Num jogo de texturas, o trabalho da prata, de imitação da folha martelada, é o que distingue esta coleção. Um exemplo perfeito da aliança entre «o know-how técnico e a vitalidade criativa» que marcam a Bergue & Co.

BAMBU
Uma coleção que brinca com o potencial da prata, jogando com as suas variações. Prata, prata dourada e prata oxidada juntam-se em diferentes joias, numa homenagem à matéria-prima preferida da marca.

MOVING
As pérolas em movimento conferem leveza e fluidez a cada peça, num conjunto de propostas altamente contemporâneas – mas simultaneamente clássicas pelos materiais utilizados. Dentro desta linha, destaque para a sofisticação das peças de prata escurecida pela utilização de ródio.

CONNECTING
A ideia de ligação é a base a partir da qual se constroem estas joias. «Muito em linha com os habituais códigos criativos da Bergue & Co», como a própria marca explica, trata-se de uma coleção sofisticada e engenhosa, intemporal por definição.