Acne: stress à flor da pele

Para quem tem tendência acneica, o stress pode ser um entrave à saúde da pele e uma porta aberta a marcas visíveis. Em 2007, um estudo da Wake Forest University School of Medicine seguiu 94 alunos do ensino secundário, com uma idade média de 14,9 anos e com níveis de acne leves a moderados, para perceber de que forma o stress poderia influenciar a acne. No final, concluíram que os estudantes que estavam sob elevados níveis de stress tinham 23 por cento mais probabilidade de ver a acne piorar. Embora não se saiba exatamente porque é que isto acontece, há cada vez menos dúvidas acerca da relação entre o estado psicológico e a saúde da pele.

E ainda que os jovens sejam particularmente afetados por esta condição, não estão sozinhos: “A acne é um problema comum em adolescentes, com uma prevalência aproximada de mais de 90 por cento nos rapazes e mais de 80 por cento nas raparigas. Porém, cada vez mais adultos sofrem com este problema, devido a uma dieta pobre em vegetais e com pouca água, níveis elevados de stress e outros problemas hormonais”, diz a Dra. Wenqian Chen, diretora do Centro de Terapias Chinesas. Neste espaço, o tratamento passa pela combinação de sessões de acupuntura com uma máscara à base de plantas medicinais chinesas, método que, segundo a Dra. Chen, permite “tratar o problema de forma rápida, sem abrasão e com eficácia”.

Nos casos de acne ligeira, existem alguns gestos quotidianos que podem ajudar a controlar o seu agravamento. O primeiro, essencial, é a correta higiene da pele, com produtos adequados que permitem remover o excesso de gordura e impurezas. Mas mesmo a limpeza deve ser feita com moderação, já que a lavagem em excesso pode estimular a produção de gordura. Hidratantes, tónicos e mesmo os cosméticos devem ser específicos para peles com acne, sem esquecer o protetor solar, que deverá ser oil free. Manter a pele hidratada bebendo muita água e seguir um regime alimentar equilibrado, evitando açúcares e gorduras saturadas, são outras das regras para uma pele mais saudável, por dentro e por fora.