A inteligência depende do tamanho da cabeça dos bebés

Afinal, o tamanho do cérebro importa. E muito. A dimensão das cabeças dos recém-nascidos está fortemente ligada ao sucesso profissional que vão ter no futuro. Vários cientistas analisaram informações reunidas pelo UK Biobank, uma instituição britânica que coleciona dados genéticos, e concluíram que o tamanho e volume cerebral da cabeça dos bebés estão associados à inteligência.

Apesar de já terem chegado a esta conclusão, os cientistas vão continuar a investigar 500 mil britânicos para obterem dados mais pormenorizados sobre a relação entre os genes, a saúde física e mental e o percurso que as crianças vão fazendo ao longo da vida. O principal desafio que os investigadores têm pela frente é desvendar as ligações complexas entre as funções cerebrais e o ADN, pois existem muitos genes envolvidos.

«Ligações altamente significativas foram observadas neste teste cognitivo baseado em amostras do UK Biobank, incluindo relações entre o volume intracraniano, a circunferência da cabeça infantil e a capacidade cognitiva na infância», explicou um dos cientistas num artigo publicado na revista Molecular Psychiatry.