A beleza dos frutos silvestres

Framboesas, mirtilos, morangos, amoras, romã, groselhas… os frutos vermelhos não são apenas deliciosos à mesa mas também poderosos aliados da saúde e da beleza, com lugar reservado na rotina de cuidados diários.

Maiores ou menores, mais ou menos doces, os frutos vermelhos são um dos alimentos mais queridos do momento. A sua fama não se criou por acaso: além de deliciosos, são baixos em calorias, ricos em água e fibras, e uma fonte dos tão procura dos antioxidantes. Mas qual a razão de tanta procura?

Para perceber isso, é importante compreender o que é a oxidação. No dia-a-dia, conseguimos vê-la quando abrimos uma maçã e esta escurece, exposta ao ar. O nosso organismo não é diferente. O mesmo oxigénio que nos mantém vivos envelhece-nos, oxidando as nossas células. Mas se envelhecer é inevitável, já a intensidade deste processo depende de vários fatores. Para além da genética, o fumo, a poluição, o stress, o álcool ou a exposição excessiva aos raios UV são alguns dos fatores que contribuem para o envelhecimento precoce da nossa pele.

Entre os principais antioxidantes dos frutos vermelhos, estão a antocianina, o ácido elágico e a vitamina C.

Antocianina: responsável pela cor vermelha e arroxeada de algumas plantas, uma das funções deste pigmento é protegê- las dos raios UV. São poderosos antioxidantes, com uma forte ação de combate aos radicais livres.

Ácido elágico: em 2010, um estudo da Universidade de Hallym, na Coreia do Sul, testou os efeitos da aplicação tópica do ácido elágico em ratos e células humanas. Os resultados indicaram que este ácido prevenia a destruição do colagénio e as respostas inflamatórias provocadas pelos raios UV, demonstrando por isso potencial no tratamento das rugas e do envelhecimento da pele.

Vitamina C: conhecida também como ácido ascórbico, a vitamina C está muitas vezes presente nas fórmulas dos produtos de beleza. Graças à sua ação antioxidante, o uso tópico desta vitamina está associado à diminuição de rugas e linhas de expressão, sendo ainda indicada para uniformizar o tom da pele. Além disso, a vitamina C está associada à estimulação da produção de colagénio, que garante maior firmeza e resistência à pele.

MAPA PARA MIMAR O CORPO COM FRUTOS VERMELHOS

Douro Palace Hotel Resort and Spa, Santa Cruz do Douro: Esfoliação de flores e frutos silvestres. Mais informações no site.

Spa Monte Real, Leiria: Esfoliação corporal com frutos vermelhos. Mais informações no site.

Aqua Day Spa, Carcavelos: Red Experience, pack ½ dia, inclui banho de flores, esfoliante de morango, envolvimento de frutos vermelhos, shiatsu facial e bamboo massage. Mais informações no site.