8 CUIDADOS DE INVERNO

Frio, vento, diferenças de temperatura. Estes são apenas alguns dos desafios que a pele enfrenta durante estes meses. Mas é possível prevenir lesões. E garantir uma epiderme saudável e bonita, até nas condições mais adversas.

Conhecemos os efeitos dos dias frios e ventosos na nossa pele. Com o inverno, o ressequimento cutâneo agrava-se e, para quem já tem uma pele seca, as consequências podem ser verdadeiramente desconfortáveis, chegando mesmo a provocar alterações como dermatites e eczemas. Mais que corrigir, é fundamental prevenir e proteger a pele destas agressões, cuidando dela por dentro e por fora. Comer bem, ingerir bastantes líquidos, adotar bons comportamentos e investir em produtos hidratantes são regras que compõem uma fórmula de sucesso contra os efeitos nefastos do inverno.

1. Nesta altura do ano, a tendência é bebermos menos líquidos. Trata-se de um erro grave que prejudica, também, a saúde da pele. Para garantir uma boa hidratação do organismo ao longo do dia, aposte em alternativas que tornam o inverno mais confortável, como chás e sopas, e em alimentos ricos em água, como pepino, tomate, alface, cenoura, couve-flor ou beringela.

2. Evite banhos quentes e demorados. Embora saibam particularmente bem no inverno, a água excessivamente quente torna o couro cabeludo mais oleoso e a pele mais seca.

3. Ao secar-se, após o banho, procure reduzir a fricção da toalha de maneira a limitar a remoção da camada de proteção natural da pele. Lembre-se também de aplicar um produto hidratante em todo o corpo. Procure os que incluem componentes que retêm a humidade da pele, como ureia, manteiga de karité ou óleo de amêndoas.

4. Não descure a proteção solar, mesmo no inverno, sobretudo se pratica exercício físico ao ar livre.

5. Os lábios são sensíveis ao frio. À noite, esfolie-os suavemente, com a escova de dentes, de modo a remover a pele morta, e tenha sempre um hidratante labial para ir aplicando ao longo do dia.

6. Proteja as mãos do frio utilizando luvas. Além de estar mais exposta, a pele das mãos é mais fina do que na maioria do corpo e tem menos glândulas sebáceas, o que significa que é mais difícil de manter hidratada.

7. Se tem pele sensível, utilize uma camisola de algodão por baixo da roupa, evitando o contacto com fibras sintéticas que podem irritá-la.

8. Mantenha os rituais básicos de limpeza, tonificação e hidratação do rosto – particular atenção à hidratação nesta altura do ano.