OPINIÃO

Uma ceia de Natal baixa em calorias

Ideias para desfrutar com prazer, evitando tentações maiores.

Uma consoada com menos calorias não precisa de significar pratos insípidos ou menos requintados.

Muito pelo contrário. Ora aponte lá:

Bisque de lagostim
Ingredientes: 1 kg de lagostins, 2 litros de água quente, 1 cebola picada, 1 alho francês (parte branca) em rodelas finas, 1 cenoura em rodelas, 3 colheres de sopa de concentrado de tomate, 2 dl de vinho branco, 2 colheres de sopa de aguardente velha, 2 colheres de sopa de Maizena, 2 colheres de sopa de natas light, sal e pimenta.

Num tacho tapado leve os lagostins a suar, por cerca de dois ou três minutos. Junte os legumes, tape e deixe por mais três minutos. Pise os lagostins, para que libertem melhor o seu aroma. Refresque com o vinho e a aguardente e deixe mais uns minutos até reduzir. Adicione a água quente, tempere com sal e pimenta e deixe cozer, destapado, durante cerca de meia hora. Por fim, triture tudo e coe através de um passador de rede fina. Dilua a Maizena nas natas e junte ao caldo. Leve de novo ao lume, mexendo sempre até começar a ferver. Em vez de lagostim, use camarão ou lagosta.
4 PESSOAS /40 MIN. /MÉDIO

nm1229_receitas03

Peru com vegetais e frutos secos
Ingredientes: 8 fatias finas de peito de peru assado, 2 c. de sopa do molho do peru, 2 ou 3 c. de sopa de água, 1 beringela, 200 g de cogumelos Portobelo, 3 colheres de sopa de passas, tomilho, azeite, sal e pimenta, 500 g de brócolos, 3 c. de sopa de amêndoa laminada torrada. Para o molho de tomate: 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, 2 c. de sopa de azeite, 3 tomates e salsa.

Coloque as passas a macerar em chá preto ou água quente. Corte a beringela em cubos e os cogumelos em quartos. Salteie-os com o tomilho, sal e pimenta a gosto e passas escorridas. Pode usar fatias ou peito de peru. Para o molho de tomate: refogue a cebola com o alho, junte o tomate sem pele nem grainhas e salsa picada. Deixe tapado, em lume brando, cerca de meia hora, mexendo. Junte a amêndoa. Entretanto, coza os brócolos a vapor e sirva com o molho de tomate e amêndoa. Sirva o peru com os legumes salteados e os brócolos. Em vez de Portobelo use boletos ou cogumelos de Paris.
4 PESSOAS / 40 MIN. / ECONÓMICO

nm1229_receitas01

Tártaro de beterraba
Ingredientes: 450 g de beterraba cozida, 1 iogurte natural, 1 colher de sopa de mostarda, 1 limão, nozes, sal, pimenta, folhas de endívia.

Corte a beterraba em fatias e depois em cubinhos. Misture a mostarda com o iogurte e tempere com sumo de limão, sal e pimenta a gosto. Envolva a beterraba no molho de iogurte. No prato de servir, disponha as folhas de endívia e dentro de cada folha um pouco da beterraba. Salpique com nozes grosseiramente picadas e raspa de limão.
8 PESSOAS / 15 MIN. / ECONÓMICO

nm1229_receitas04

Bavaroise de framboesa
Ingredientes: 200 g de framboesas, ½ l de leite magro, 4 gemas, 3 colheres de sopa de frutose, 6 folhas de gelatina, hortelã.
Para o coulis: 200 g de framboesas, 1 colher de sopa de frutose, sumo de limão

Coloque a gelatina de molho num pouco de água fria. Triture as framboesas e divida o puré em duas partes. Para o coulis, misture metade deste puré com uma colher de sopa de frutos, umas gotas de sumo de limão e reserve. Aqueça o leite e assim que começar a ferver, retire do lume. Misture as gemas com a frutose e junte uma ou duas colheres do leite quente. Aos poucos, adicione o preparado ao restante leite. Leve de novo ao lume, mexendo até ficar cremoso. Retire do lume, adicione o puré de framboesas e a gelatina escorrida, mexendo até dissolver. Distribua por formas individuais ou uma forma de pudim e leve ao frigorífico pelo menos por 3 horas. Antes de desenformar, coloque as forminhas em água quente. O ideal é fazer na véspera. Sirva com o coulis.
6 PESSOAS / 20 MIN. / ECONÓMICO

Adriana Freire
Fotografia: Gonçalo Villaverde/Global Imagens