Uma ceia de Natal baixa em calorias

Uma consoada com menos calorias não precisa de significar pratos insípidos ou menos requintados.

Muito pelo contrário. Ora aponte lá:

Bisque de lagostim
Ingredientes: 1 kg de lagostins, 2 litros de água quente, 1 cebola picada, 1 alho francês (parte branca) em rodelas finas, 1 cenoura em rodelas, 3 colheres de sopa de concentrado de tomate, 2 dl de vinho branco, 2 colheres de sopa de aguardente velha, 2 colheres de sopa de Maizena, 2 colheres de sopa de natas light, sal e pimenta.

Num tacho tapado leve os lagostins a suar, por cerca de dois ou três minutos. Junte os legumes, tape e deixe por mais três minutos. Pise os lagostins, para que libertem melhor o seu aroma. Refresque com o vinho e a aguardente e deixe mais uns minutos até reduzir. Adicione a água quente, tempere com sal e pimenta e deixe cozer, destapado, durante cerca de meia hora. Por fim, triture tudo e coe através de um passador de rede fina. Dilua a Maizena nas natas e junte ao caldo. Leve de novo ao lume, mexendo sempre até começar a ferver. Em vez de lagostim, use camarão ou lagosta.
4 PESSOAS /40 MIN. /MÉDIO

nm1229_receitas03

Peru com vegetais e frutos secos
Ingredientes: 8 fatias finas de peito de peru assado, 2 c. de sopa do molho do peru, 2 ou 3 c. de sopa de água, 1 beringela, 200 g de cogumelos Portobelo, 3 colheres de sopa de passas, tomilho, azeite, sal e pimenta, 500 g de brócolos, 3 c. de sopa de amêndoa laminada torrada. Para o molho de tomate: 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, 2 c. de sopa de azeite, 3 tomates e salsa.

Coloque as passas a macerar em chá preto ou água quente. Corte a beringela em cubos e os cogumelos em quartos. Salteie-os com o tomilho, sal e pimenta a gosto e passas escorridas. Pode usar fatias ou peito de peru. Para o molho de tomate: refogue a cebola com o alho, junte o tomate sem pele nem grainhas e salsa picada. Deixe tapado, em lume brando, cerca de meia hora, mexendo. Junte a amêndoa. Entretanto, coza os brócolos a vapor e sirva com o molho de tomate e amêndoa. Sirva o peru com os legumes salteados e os brócolos. Em vez de Portobelo use boletos ou cogumelos de Paris.
4 PESSOAS / 40 MIN. / ECONÓMICO

nm1229_receitas01

Tártaro de beterraba
Ingredientes: 450 g de beterraba cozida, 1 iogurte natural, 1 colher de sopa de mostarda, 1 limão, nozes, sal, pimenta, folhas de endívia.

Corte a beterraba em fatias e depois em cubinhos. Misture a mostarda com o iogurte e tempere com sumo de limão, sal e pimenta a gosto. Envolva a beterraba no molho de iogurte. No prato de servir, disponha as folhas de endívia e dentro de cada folha um pouco da beterraba. Salpique com nozes grosseiramente picadas e raspa de limão.
8 PESSOAS / 15 MIN. / ECONÓMICO

nm1229_receitas04

Bavaroise de framboesa
Ingredientes: 200 g de framboesas, ½ l de leite magro, 4 gemas, 3 colheres de sopa de frutose, 6 folhas de gelatina, hortelã.
Para o coulis: 200 g de framboesas, 1 colher de sopa de frutose, sumo de limão

Coloque a gelatina de molho num pouco de água fria. Triture as framboesas e divida o puré em duas partes. Para o coulis, misture metade deste puré com uma colher de sopa de frutos, umas gotas de sumo de limão e reserve. Aqueça o leite e assim que começar a ferver, retire do lume. Misture as gemas com a frutose e junte uma ou duas colheres do leite quente. Aos poucos, adicione o preparado ao restante leite. Leve de novo ao lume, mexendo até ficar cremoso. Retire do lume, adicione o puré de framboesas e a gelatina escorrida, mexendo até dissolver. Distribua por formas individuais ou uma forma de pudim e leve ao frigorífico pelo menos por 3 horas. Antes de desenformar, coloque as forminhas em água quente. O ideal é fazer na véspera. Sirva com o coulis.
6 PESSOAS / 20 MIN. / ECONÓMICO