Toca a dançar!

A zumba é música, dança, exercício, diversão… e perda de calorias. 

É um dos grandes – talvez o maior – fenómenos do fitness nos últimos anos: estima-se em cerca de 14 mil milhões os adeptos de zumba em todo o mundo. Já há linhas de roupa própria, CD com músicas, DVD com aulas e tutoriais e até jogos de computador que integram a modalidade.

Tudo começou no final da década de 1990, quando o instrutor de aeróbica colombiano Alberto Perez decidiu juntar ritmos latinos às suas aulas… Mal ele sabia o que estava a criar. A banda sonora e os movimentos criados deram origem a coreografias e exercícios divertidos e fáceis de acompanhar, num ambiente de boa disposição difícil de encontrar noutras modalidades.

E, sem se dar conta, no meio de tanta diversão, estão a ser queimadas calorias: estima-se que numa aula de zumba moderada, durante cerca de 40 minutos, se queimem aproximadamente 400 calorias. Ao mesmo tempo trabalha-se a resistência cardíaca, a capacidade aeróbica, a flexibilidade, a redução do stress e a postura. E, quem sabe, também se aperfeiçoem os passos de dança que farão brilhar quando se sair à noite…

Pode praticar em vários locais, nomeadamente no Clube VII: o ginásio tem sete horários disponíveis semanalmente (terça-feira às 12h15, quarta-feira às 09h00, quinta-feira às 08h00 e às 19h30, sábado e domingo às 10h15). Informações em clubevii.com ou através do telefone 213848300.