Quiche para todos

Tem vários ingredientes em pouca quantidade e pouco tempo para cozinhar? Faça uma quiche. Com uma base de natas – de preferência frescas –, basta juntar ovos e queijo – parmesão, da ilha, feta ou de cabra. E tudo o que tiver à mão no frigorífico ou na despensa.

Para cozer a base, forre uma forma redonda de 26 cm de diâmetro, de fundo amovível, com a massa quebrada. Pique o fundo da massa com um garfo, coloque por cima um pedaço de papel vegetal, preencha com feijões secos para não deformar e leve ao forno cerca de dez minutos. Agora a massa está preparada para receber o recheio. Cada quiche dá para oito pessoas. Sirva quente, acompanhada com uma salada.

1. Chouriço e alho-francês
1 embalagem de massa quebrada, 1 chouriço, 1 alho-francês, azeite, 100 g de queijo da ilha, 4 ovos, 2 dl de natas.

Corte a parte branca do alho-francês em rodelas finas e leve a refogar com um pouco de azeite até que o alho fique mole. Retire a película do chouriço, pique-o e misture com o alho-francês. À parte, bata os ovos e acrescente as natas, o queijo ralado e o chouriço com o alho-francês. Coloque o preparado na forma forrada e leve ao forno a 180º C cerca de 30 minutos, até começar a dourar.

nm1219_receitas01

2. Feta e tomate seco
1 embalagem de massa quebrada, 200 g de queijo feta, 50 g de tomate seco em azeite, 100 g de azeitonas descaroçadas, 4 ovos, 2 dl de natas, 100 g de queijo parmesão ralado, folhas de manjericão.

Depois de escorrido, pique o tomate seco e as azeitonas. Esfarele o queijo feta com as mãos e misture-o com os ovos batidos, as natas e o parmesão. Misture tudo e coloque por cima da massa quebrada. Por cima, espalhe folhas de manjericão e leve ao forno a 180º C cerca de 30 minutos até começar a dourar.

nm1219_receitas02

3. Curgete e pesto
1 embalagem de massa quebrada, 1 curgete, 1/2 pimento verde ou vermelho (fac.), 1 queijo de cabra curado, 1 frasco de pesto, 4 ovos, 2 dl de natas.

Corte a curgete em fatias finas no sentido longitudinal e em seguida corte-as em pedaços menores. Corte o pimento em tiras largas. Em pouco azeite salteie a curgete e o pimento. Bata os ovos, adicione as natas e o queijo esfarelado. Forre o fundo da massa com o pesto, por cima coloque o preparado de natas e, por fim, disponha as fatias de curgete e o pimento. Leve ao forno a 180º C cerca de 30 minutos até começar a dourar.

nm1219_receitas04

4. Abóbora e queijo da ilha
1 embalagem de massa quebrada, 300 g de puré de abóbora, 1 cebola picada, coentros, 4 ovos, 2 dl de natas, 200 g de queijo da ilha ralado, 1 pitada de noz-moscada, sal, pimenta.

Coza a abóbora em água temperada com uma pitada de sal. Depois de cozida, escorra-a bem e triture-a até ficar em puré. Refogue a cebola e, assim que esta começar a alourar, junte o puré de abóbora e os coentros picados. À parte, bata os ovos e misture-os com as natas, o queijo ralado e o preparado de abóbora. Retifique o tempero e coloque o creme resultante dentro da forma forrada e leve ao forno a 180º C cerca de 30 minutos até começar a dourar.