Páscoa com as mãos na massa

As mentoras do projeto You Can DIY mostram que querer é mesmo poder e sugerem uma forma de decorar a casa para a Páscoa enquanto se entretém os mais novos.

Até há alguns meses, Catarina Sou­sa e Catarina Costa conheciam-se apenas das redes sociais. Bloggers e apaixonadas por crafts e projetos DIY (do it yourself) – Catarina Sousa escreve no Joan of July e Catarina Costa no Daydre­ams –, seguiam o trabalho uma da outra à distância, trocavam ideias e comentá­rios e debatiam-se com o mesmo proble­ma: a obrigação de, a cada novo projeto, visitarem várias lojas diferentes até con­seguirem reunir todo o material de que precisavam. Da necessidade nasceu, cla­ro, o engenho – ou, neste caso, a You Can DIY (www.diy.pt), o projeto lançado por ambas em fevereiro deste ano, que tro­ca as múltiplas visitas às lojas por um kit onde estão incluídos todos os materiais necessários para dar vida a diferentes criações.

Para já, existem três kits dispo­níveis, com preços a partir dos 10 euros: Make Your Own Soap, para fazer sabone­tes; Make Your Own Tea, para fazer chás; e ainda Draw It & Shrink It, para fazer íma­nes e porta-chaves a partir de desenhos. Mas a imaginação promete levá-las mais longe, com novos kits a ser lançados em breve e muitas ideias para experimentar. É o caso destes ovos marcadores para a Páscoa: simples e divertidos, são uma boa forma de ocupar os miúdos (e não só) du­rante as férias e uma bonita oferta para os convidados do almoço de Páscoa.

OVOS MARCADORES DE PÁSCOA

MATERIAL:
_ Pasta de modelar branca (de secagem ao ar)
_ 1 taça com água
_ Arame 1,3 mm
_ Tintas acrílicas a gosto
_ Pincéis
_ Alicates e cortador de arame
_ 1 reservatório para tinta (pode utilizar uma tampa de uma antiga caixa de chocolates, por exemplo)
_ 1 folha de papel vegetal
_ Fotografias/cartões com nomes

PASSO A PASSO

1 Divida a pasta de modelar em porções de 250 g para cada ovo. Com as mãos molhadas, modele a pasta até obter a forma de um ovo. Seja paciente e trabalhe a massa de forma a evitar vincos e quebras.

NM1192_Decovos02

2 Corte um pedaço de arame com cerca de 20 cm e enrole a ponta em espiral, com a ajuda de um alicate. Apare a ponta do arame à medida e enfie no ovo ainda fresco. Deixe que os ovos sequem durante quatro a cinco dias, pousados sobre uma folha de papel vegetal.

NM1192_Decovos03

3 Quando os ovos estiverem bem secos, prepare as tintas acrílicas, deitando pequenas porções de cada no reservatório.

4 Com um pincel, decore os ovos a gosto. Comece por pintar um dos lados e deixe secar antes de iniciar a pintura do outro lado, para evitar borrões.

NM1192_Decovos04

5 Quando a tinta estiver seca, prenda as fotografias ou cartões com os nomes nos arames.