Os aromas da horta

As ervas aromáticas dão sabor e aromas únicos aos mais diversos pratos. Doces ou salgados, como estes do chef João Simões, que depois de em Lisboa ter trabalhado com os mais conceituados chefs, regressou a Alenquer e aventurou-se num projeto próprio com o colega Filipe Lourenço.

Manteiga de alho e orégãos

INGREDIENTES 120 g de manteiga com sal, 10 g de alho, orégãos, pimenta preta moída
Depois de lhe retirar o nervo central, pique o alho finamente, misture-o com a manteiga amolecida e adicione orégãos e pimenta a gosto.

Azeite virgem aromatizado com tomilho e pimenta preta

INGREDIENTES 120 g de azeite virgem, 1 dente de alho, tomilho, pimenta preta em grão, flor de sal
Leve o azeite ao lume com o dente de alho, o tomilho e os grãos de pimenta, sem levantar fervura, durante cerca de cinco minutos. Deixe arrefecer e finalize com flor de sal.

nm1196_receitas02

Risotto de coentros e limão com corvina, vieira e camarão

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS 4 postas de corvina (240 g), 4 vieiras, 4 camarões, 50 g de manteiga sem sal
Tempere a corvina, as vieiras e os camarões com azeite, sal e pimenta e leve a corar numa frigideira quente. Finalize com manteiga até esta começar a fazer espuma (beurre noisette) e sirva de imediato.

RISOTO 200 g de arroz arbóreo, 2 chalotas, 1 alho francês, 1 molho de coentros, 2 limões, 100 g de manteiga, 40 g de queijo parmesão ralado, sal, pimenta e vinho branco
Pique as chalotas, pique a parte branca do alho francês e com a parte verde faça um caldo. Retire as folhas aos coentros e junte os talos ao caldo. Num tacho, aloure a chalota e o alho francês picados, em manteiga. Junte o arroz, refresque com vinho branco e deixe evaporar, vá adicionando o caldo quente aos poucos, mexendo regularmente, até o arroz cozer. Triture parte dos coentros escolhidos com um pouco do caldo e pique os restantes. Por fim, junte o puré de coentros e os coentros picados, sumo de limão a gosto e termine com a manteiga e o parmesão ralado. Retifique o tempero.

Salada de tomate concassé e coentros

INGREDIENTES 1 tomate chucha, 1 chalota, coentros, azeite, vinagre balsâmico, flor de sal
Pele o tomate e corte-o em concassé, isto é, em cubinhos. Descasque e pique a chalota, pique os coentros, junte tudo e tempere a gosto.

nm1196_receitas03

Cheesecake de manjericão

CRUMBLE DE AMÊNDOA 20 g de farinha, 20 g de farinha de amêndoa, 20 g de açúcar, 20 g de manteiga
Misture todos os ingredientes e leve ao forno
a 160º C, mexendo volta e meia até ficar seco e crocante.

CREME DE QUEIJO 100 g de natas, 80 g de leite condensado, 185 g de queijo Filadélfia, 50 g de iogurte natural, 2 folhas de gelatina
Misture todos os ingredientes e leve ao lume a 80º C durante 5 minutos, sem deixar ferver. Retire do lume e adicione a gelatina previamente demolhada em água fria.

GELATINA DE MANJERICÃO 75 g de água, 4 folhas de manjericão, 10 g de açúcar, 1 folha de gelatina
Leve a água com o açúcar ao lume. Quando ferver, junte o manjericão. Triture, passe pelo coador e misture com a gelatina.

COULI DE FRAMBOESA 100 g de framboesa, 50 g de açúcar
Leve as framboesas e o açúcar ao lume até estarem cozinhadas, triture, passe pelo passador e deixe arrefecer. No fundo de uma forma de inox forrada com papel vegetal ou acetato, coloque o crumble de amêndoa e prense bem. Coloque o creme de queijo por cima e deixe arrefecer, termine com a gelatina de manjericão. Leve ao frigorífico. Se quiser, sirva com gelado de lima e frutos vermelhos.