Fruta para rejuvenescer

Rica em antioxidantes, a romã liga bem com saladas verdes, carne de porco, pato ou frango.

E além de poder fazer uma calda com o sumo, pode usá-la também em sobremesas.

Salada de romã e endívias
Ingredientes: 1 romã, 3 endívias, 100 g de queijo da Ilha em cubos, 4 raminhos de couve-flor
Para a vinagreta: 3 c. de sopa de azeite, 2 c. de sopa de vinagre balsâmico, 1 c. de sopa de mel, 1 c. de chá de mostarda, sal

Corte a base às endívias e em seguida corte-as ao meio no sentido longitudinal e depois em fatias de cerca de um centímetro. Separe os raminhos da couve-flor. No prato de servir, coloque as endívias, a couve-flor, as bagas da romã e o queijo e regue com a vinagreta.
4 PESSOAS / 15 MIN. / ECONÓMICO

NM1227_Receitas01

Cuscuz com romã
Ingredientes: 500 g de cuscuz, ½ l de água, 1 raminho de salsa, 1 raminho de hortelã, 2 colheres de sopa de pinhões torrados, 2 ou 3 romãs, 1 laranja, azeite, sal.

Espalhe o cuscuz num recipiente fundo (tabuleiro de pirex, por exemplo). Junte a água fervente temperada com sal, deixe cerca de dez minutos até que absorva toda a água e mexa com um garfo para que fique solto. Tempere com um fio de azeite e um pouco de sumo de laranja. Junte a romã, os pinhões e a hortelã e a salsa picadas. É excelente para acompanhar carnes assadas.
4 PESSOAS / 20 MIN. / ECONÓMICO

NM1227_Receitas04

Peito de frango com molho de noz e romã

Ingredientes: 4 peitos de frango, 3 chalotas, 2 colheres de sopa de azeite, 100 g de nozes, 1 colher de sopa de açúcar, 1 pau de canela, 4 dl de caldo de galinha, 2 romãs, sal, pimenta

Pique finamente as chalotas e refogue-as com o azeite. Assim que começarem a alourar junte o caldo, o açúcar, o pau de canela, as romãs, as nozes grosseiramente picadas e deixe ao lume cerca de 15 minutos até reduzir. Entretanto, tempere a carne com sal e pimenta e grelhe-a. Sirva com o molho de noz e romã.
4 PESSOAS / 20 MIN. / ECONÓMICO

NM1227_Receitas03

Suspiros com calda de romã

Ingredientes: 200 g de queijo creme, 4 claras, 220 g de açúcar
Calda: 4 colheres de sopa de açúcar, 4 colheres de sopa de água, 2 dl de sumo de romã

Bata as claras em castelo e, pouco a pouco, vá juntando o açúcar, batendo sempre. Coloque o preparado num saco de pasteleiro e faça pequenos suspiros sobre papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 110º C e em seguida aumente para 150º C. A ideia é secar o merengue para que este fique branco. Deixe por 50 minutos e mantenha no forno até este arrefecer. Para obter o sumo da romã, corte-a ao meio e esprema cada metade com a ajuda de um espremedor de citrinos. Coe o sumo através de um coador de rede fina. Para a calda: leve o açúcar com a água ao lume e, assim que este se dissolver, adicione o sumo de romã. Deixe cerca quatro minutos até reduzir. Coloque uma camada de suspiros, depois o queijo creme (use uma seringa de bolos) e outra camada de suspiros. Regue com a calda e decore com bagas de romã. Em vez do queijo creme use chantilly ou gelado de baunilha.
4-6 PESSOAS / 2 HORAS / ECONÓMICO