Dicionário Ilustrado: A Moleza

Notícias Magazine

nm1179_gmtavares

dedicado a Ernesto Neto

1.
A concentração de matéria resulta, por vezes, estranhamente, numa massa mole. Isto é: o método antigo de juntar partículas parece, afinal, separá-las. Uma certa autoridade de pântano (di­gamos): a matéria não avança e tal é a sua força; estar imóvel é uma maneira de a realeza exibir o seu catálogo potencial de mo­vimentos. E assim não se cansa. O pântano ali está: não se mexe na horizontal mas se necessário puxa-te e deixa-te cair.

2.
E ainda uma lei: um metro quadrado de matéria compacta pode ser traduzido (isto é: transformado) em dezenas de metros qua­drados de matéria mole. Amolecer é o acto de fazer uma matéria ocupar mais espaço.
Invadir através da estratégia do amolecer. Fico mole, portan­to: invado.

3.
A violência física não é mais do que uma manifestação de inabi­lidade do mecanismo da autoridade geral. Só bate e mata e esfola quem antes não foi escutado. E a conclusão também é esta: escuta, se depois não queres ser maltratado.
Escutar é um instinto de defesa, um modo de fugir à luta. Es­cutar é, pois, um simpático método de cobardia: como não quero que sejas meu inimigo: escuto!

Gonçalo M.Tavares escreve de acordo com a antiga ortografia.
[Publicado originalmente na edição de 28 de dezembro de 2014.]