Coração à mesa

Uma alimentação saudável é essencial na prevenção das doenças cardiovasculares. Mas isso não quer dizer que tenha de cortar no sabor ou no prazer de comer. E estas receitas são a prova.

Cogumelos recheados
com tomate seco e requeijão magro

PARA 6 PESSOAS

_ 250 g de cogumelos portobello médios a pequenos
_ 3 dentes de alho
_ 4 pétalas de tomate seco
_ 2 colheres de sopa de Becel Cozinha Líquida
_ 100 g de requeijão magro
_ 3 colheres de sopa de manjericão picado
_ Sementes de papoila
_ Minitostas

Aqueça o forno a 180º C. Limpe os cogumelos com papel de cozinha e retire-lhes o pé. Coloque os chapéus sobre o tabuleiro do forno com a parte arredondada virada para cima e leve ao forno durante 15 minutos. Entretanto, pique os pés dos cogumelos em pedaços pequenos. Adicione os dentes de alho e as pétalas de tomate seco finamente picados e misture. Aqueça a Becel Cozinha Líquida numa frigideira, junte a mistura preparada e deixe cozinhar sobre lume médio a forte durante 3 a 4 minutos, mexendo de vez em quando. Esfarele muito bem o requeijão magro para uma tigela. Junte o cozinhado e a salsa picada e tempere com sementes de papoila. Misture bem. Coloque os cogumelos assados sobre as minitostas com a cavidade virada para cima e recheie com o preparado. Sirva de imediato.

Peru enrolado
com recheio de maçã e noz

PARA 6 PESSOAS

_ 6 a 8 bifes de peru
_ 1 laranja
_ 0,5 dl de vinho do Porto
_ Sal
_ Pimenta
_ 1 maçã Golden
_ 4 folhinhas de hortelã
_ 50 g de nozes picadas
_ 2 colheres de sopa de Becel Cozinha
_ 1 colher de café de mostarda

Tempere os bifes com o sumo e a raspa da casca da laranja, o vinho do Porto, uma pitada de sal e pimenta. Retire a casca e o caroço à maçã e rale-a. Junte as folhinhas de hortelã cortadas em tirinhas com uma tesoura, e misture bem. Barre um dos lados do peito de peru com a pasta obtida, por cima espalhe as nozes e enrole. Ate com uma guita em forma de paio e coloque sobre um tabuleiro no forno. Misture a Becel Cozinha com a mostarda e barre o peito de peru. Leve a assar em forno moderado (220º C) durante cerca de 35 minutos. Regue o peito de peru por várias vezes com o molho que se vai formando e vire de vez em quando para alourar de todos os lados. Se for necessário borrife com um pouco de água.Acompanhe com salada e esparguete.

Bavaroise de ananás

PARA 10 PESSOAS

_ 8 fatias de ananás (de lata)
_ 100 ml de água
_ 1 colher de sopa de Maizena
_ 1 colher de sopa de Becel Cozinha
_ 1 pacote de gelatina de ananás light
_ 4 claras de ovo

Reduza a polpa do ananás a puré. Junte a Maizena à água e mexa com uma vara de arames até se dissolver. Leve ao lume com a Becel Cozinha, deixe ferver suavemente mexendo sempre até começar a engrossar. Retire do calor, junte de imediato a gelatina de ananás continuando a mexer até a dissolver completamente. Adicione o puré de ananás e mexa bem, à parte bata as claras em castelo bem firme. Adicione as claras ao preparado anterior, envolvendo-as cuidadosamente, deite tudo numa forma de pudim, previamente passada por água fria e leve ao frigorífico até solidificar.
Mergulhe rapidamente a forma em água bem quente e desenforme para o prato de serviço. Acompanhe com morangos laminados.
Nota: o ananás fresco tem uma enzima que impede a gelatina de solidificar e é por isso que deve usar o de lata.