Almoço de família

Siga as nossas sugestões: uma salada de cogumelos para abrir, uma massada de garoupa como prato principal e uma mousse gelada de maçã a fechar.

Salada de cogumelos

4 PESSOAS

_400 g de cogumelos (bem rijos e brancos)
_0,5 dl de Becel Cozinha Líquida
_1 alho-francês
_1 limão
_0,75 dl de vinho branco
_1 raminho de coentros
_pimenta preta
_sal
_1 tomate
_agrião

Retire os pés aos cogumelos, lave-os, escorra muito bem e corte-os em quartos. Num tacho leve ao lume a Becel Cozinha líquida com o alho-francês finamente cortado e deixe refogar sobre lume brando durante cerca de cinco minutos até o alho-francês estar mole. Adicione os cogumelos cortados, mexa com uma colher e deixe cozinhar um pouco. Regue com o sumo do limão e o vinho branco. Junte o raminho de coentros e tempere com uma pitada de sal fino. Tape e deixe ferver durante dez minutos, mexendo de vez em quando. Não deixe reduzir demasiado o caldo. Retire os cogumelos e coloque-os numa travessa ou prato fundo, deixe arrefecer e reserve no frigorífico. Pele o tomate, retire-lhe as sementes, corte-o em cubinhos e coloque-o a escorrer sobre papel absorvente. Quando os cogumelos estiverem bem frios junte-lhes os cubinhos de tomate e o agrião, polvilhe com pimenta preta, moída na altura.

Massada de garoupa

6 PESSOAS

_400 g de lombo de garoupa
_1 cebola
_1 dente de alho
_2 colheres de sopa de Becel Cozinha Líquida
_2 colheres de sopa de polpa de tomate
_1 pimento vermelho
_100 g de espinafres
_1 ramo de coentros
_1 folha de louro
_200 g de massa cotovelo grande
_sal
_pimenta de Caiena

Escalfe a garoupa durante cinco minutos em água fervente. Escorra o peixe, reserve a água e faça-o em lascas. Descasque e pique a cebola e o dente de alho e leve a alourar num tacho com a Becel Cozinha líquida. Junte a polpa de tomate, o pimento em tiras e os coentros, atados com o louro. Deixe cozinhar cerca de cinco minutos. Regue com 8 dl da água de cozedura da garoupa e, quando retomar fervura, introduza a massa. Tempere com uma pitada de sal e pimenta de Caiena. Mexa e deixe cozer suavemente durante cerca de 15 minutos. Se for necessário, junte mais água. Adicione o peixe e os espinafres e deixe acabar de cozer durante cerca de cinco minutos. Antes de servir, polvilhe com coentros.

Mousse gelada de maçã

10 PESSOAS

_1 kg de maçãs Granny Smith
_1/2 limão
_canela
_30 g de Becel Cozinha
_100 g de açúcar
_6 claras
_bagas de goji
_sementes de papoila

Descasque e corte as maçãs em bocadinhos, regue com o sumo de limão e junte uma pitada de canela. Leve ao lume com a Becel Cozinha e 80 g de açúcar, deixe cozinhar, destapado, em lume brando, até as maçãs estarem macias. Deite no copo misturador e bata até obter um creme liso. Deite numa taça. Adicione as claras batidas em castelo bem firme com o restante açúcar e leve ao congelador. Passadas duas horas mexa o preparado e leve de novo ao congelador. Repita esta operação mais duas vezes. Na altura de servir, molde a mousse em bolas com uma colher de gelado e sirva polvilhada com canela, bagas de goji e sementes de papoila.