À mesa com o chef

O chef Kiko, dono dos restaurantes O Talho e A Cevicheria, juntou 80 receitas, divididas em 20 jantaradas para amigos.

Ideias simples de petiscos, entradas, pratos principais e sobremesas, influenciadas pelas viagens que fez com a mulher e que deram outro livro, Comer o Mundo.

1. Dip de tremoço com salsa e papo-seco
Meio quilo de tremoços, 2 colheres de sopa de azeite, 1 dente de alho, 1 molho de salsa, 1 chávena de chá de água
Lave os tremoços. Triture todos os ingredientes num robô de cozinha até obter uma pasta homogénea. Acompanhe com papo-seco.

nm1218_receitas03

2. Camarões assados com malagueta e batata-doce
2 batatas-doces, 1 malagueta vermelha picada, 1 chávena de café de azeite, flor de sal a gosto, meio quilo de camarão com casca, coentros a gosto
Coloque as batatas descascadas numa travessa e tempere-as com a malagueta, o azeite e a flor de sal. Asse-as no forno durante 15 minutos a 200º C. No final, retire o tabuleiro do forno, junte o camarão e leve tudo novamente ao forno durante mais dez minutos. Antes de servir, tempere com os coentros.

nm1218_receitas02

3. Fritata de alho-francês, cogumelos e queijo da ilha
Um fio de azeite, 250 g de alho-francês picado, 250 g de cogumelos laminados, 3 ovos, 6 gemas, sal a gosto, 100 g de queijo da ilha ralado, rúcula a gosto
Coloque um fio de azeite numa frigideira antiaderente e frite o alho-francês e os cogumelos durante cinco minutos. Bata os ovos e as gemas numa tigela, tempere com sal e junte o queijo da ilha ralado. Deite a mistura de ovos sobre os vegetais, tape e baixe o lume. Agite a frigideira de vez em quando. Ao fim de cinco minutos, verifique se está cozido e retire. Sirva com rúcula.

nm1218_receitas04

4. Crepes de requeijão de Seia e pera-rocha com moscatel
125 g de farinha, 1 ovo, sal a gosto, 300 ml de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 chávena de chá de vinho moscatel, 2 peras-rocha fatiadas, 1 embalagem de requeijão de Seia, mel a gosto
Comece por fazer os crepes. Com a ajuda de uma varinha mágica, misture a farinha, o ovo, o sal e o leite. Tenha cuidado para conseguir uma mistura homogénea, sem grumos. Numa frigideira média, aqueça um pouco da manteiga, junte uma concha de sopa de massa de crepe e deixe cozinhar durante cerca de dois minutos em lume brando. Vire o crepe e deixe cozinhar por mais um minuto. Repita o processo até não ter mais massa de crepes. Coloque uma frigideira ao lume, junte o vinho moscatel e a pera-rocha e deixe cozinhar durante 15 minutos. Nessa altura retire a pera e deixe o vinho reduzir até que fique mais espesso. Tenha muita atenção para não o deixar queimar. Sirva os crepes com a pera cozida e o requeijão, regados  com a redução de moscatel e com um fio de mel.

Receitas do livro Jantaradas: Hoje É Cá em Casa
Casa das Letras
Preço: 22,90 euros