Romance de verão nos cabelos

Começaram por invadir os festivais e as sunset parties e já são tendência deste verão. As coroas de flores emprestam um toque vintage e romântico aos dias mais quentes, em datas especiais e não só.

Maria de Melo Santos é o nome e mãos por detrás da Amor & Lima. É ela a responsável por todos os projetos deliciosos que se podem conhecer no blogue, como decoração de casamentos, batizados, despedidas de solteira e outras festas, e pequenas obras de artesanato, como as coroas de flores – naturais, sempre – com que traz mais brilho aos dias especiais de alguém.

Tudo começou em setembro do ano passado, quando Maria se lembrou de converter a paixão pela decoração rústica e vintage num negócio para partilhar com o mundo. Através do blogue ou da página de Facebook da marca, é possível encomendar coroas personalizadas com preços que oscilam entre os 15 e os 35 euros, dependendo das flores escolhidas e da dimensão da coroa. As coroas são depois entregues em mão ou enviadas por correio (sendo esta última opção apenas possível quando as flores são suficientemente resistentes para resistir à viagem).
www.amorelima.wordpress.com
www.facebook.com/momentosamorelia

FAZER PASSO A PASSO

Material
• Arame
• 1 alicate
• 1 tesoura
• fita de florista (pode ser comprada na florista ou em lojas de decoração de bolos)
• fitas de tecido coloridas
• flores
Opcional: fósforos ou isqueiros (para queimar as pontas das fitas, no final)

nm1154_coroas02

1. Comece por cortar o arame à medida da cabeça.
2. Faça uma pequena argola em cada uma das pontas do arame.
3. Enrole a fita de florista a toda a volta do arame, esticando-a bem para que ganhe cola. Isto não só reforça o arame como fecha as argolas nas pontas do arame.
4. Junte alguns pés de flores e corte-os para que fiquem com cerca de 5 cm de comprimento.
5. Escolhido o primeiro conjunto de flores, enrole os pés na direção da argola mais próxima e cubra com fita de florista, enrolando, sem cobrir a argola. Vá juntando novos conjuntos de flores, agora colocando os pés na direção oposta, cobrindo sempre com a fita de florista.
6. Para conseguir uma coroa mais consistente e harmoniosa, opte por um padrão que junte flores mais pequenas a flores maiores. O ideal é planear um padrão antes de comprar as suas flores.
7. Repita o processo, alternando entre flores maiores e mais pequenas, até chegar ao fim do arame.
8. Corte dois pedaços de fita colorida do mesmo tamanho. Introduza a ponta da fita na argola e dê um duplo nó para segurar bem. Corte o tecido que sobrar do nó. Repita o mesmo com a outra fita, na argola oposta. Se desejar, queime as pontas das fitas com um isqueiro ou fósforos, para que não desfiem.
9. E já está. O tempo de vida de cada coroa é determinado pelas flores usadas. Se forem naturais, guarde-as penduradas para baixo e salpique-as todos os dias para durarem mais tempo.