Receitas para um coração saudável

NM1146_MSreceita02

Salmão no forno com ervas aromáticas

_2 lombos de salmão com pele

_sumo de limão

_1 raminho de aneto

_1 raminho de salsa

_1 raminho de cebolinho

_1 colher de sopa de mostarda de Dijon

_4 colheres de sopa de Becel pro-activ

_pimenta preta

Aqueça o forno a 200°C. Pique o aneto, a salsa e o cebolinho. Coloque as ervas aromáticas picadas numa tigela, junte a mostarda e a Becel pro-activ, tempere com a pimenta e esmague tudo com um garfo. Coloque o salmão com a pele virada para baixo num recipiente de ir ao forno, regue com sumo de limão, cubra com folha de alumínio e deixe por cerca de 15 minutos ou mais, dependendo do tamanho do lombo. Retire do forno, verta a mistura de ervas por cima de cada lombo, cubra com o papel e deixe por dois minutos antes de servir.

NM1146_MSreceita03

Duo de peixe com brócolos e ‘pesto’ de manjericão

_1 lombo de salmão (100 g)

_1 lombo de pescada ou de bacalhau fresco (100 g)

_300 g de mexilhões

_400 g de brócolos

_2 colheres de sopa de sumo de limão

_1 colher de sopa de pinhões torrados

_1 ramo de manjericão

_4 colheres de sopa de Becel pró-activ

_pimenta preta

_papel de alumínio

Pré-aqueça o forno a 200°C. Se preferir, ligue o grill. Lave e corte os brócolos em raminhos e mergulhe-os em água a ferver durante três minutos. Retire e escorra-os bem. Corte dois retângulos grandes de papel de alumínio, divida os brócolos, os lombos e os mexilhões em duas partes e coloque-os no centro de cada folha. Regue com metade do sumo de limão e feche bem cada folha, em papelote. Leve ao forno cerca de 20 minutos, até cozer o peixe. Entretanto, junte num copo alto o manjericão, os pinhões, a Becel pró-activ e o restante sumo de limão. Tempere com a pimenta preta e triture tudo com a ajuda da varinha mágica. Retire os papelotes do forno e disponha cada um num prato, abra e ponha dentro de cada um metade do pesto de manjericão, feche de novo e deixe tomar gosto, por cerca de meio minuto e sirva.

NM1146_MSreceita01

Esparguete com rúcula, tomate-cereja e nozes

_200 g de esparguete

_50 g de nozes

_4 chalotas

_300 g de tomate-cereja

_1 dente de alho

_50 g de rúcula

_4 colheres de sopa de Becel líquida

_2 colheres de sopa de parme­são ralado (fac.)

_pimenta preta

Coza o esparguete de acordo com as instruções da embalagem, mas sem adicionar sal à água. Depois de cozido, escorra o esparguete. Pique as nozes e o alho, corte cada tomate-cereja em dois e as chalotas em fatias finas. Numa frigideira, aqueça a Becel líquida e salteie o tomate cerca de dois minutos. Junte a chalota e o alho e deixe cozinhar por mais um minuto. Junte as nozes, o esparguete cozido e metade da rúcula. Tempere com pimenta a gosto, envolva tudo e deixe por mais um minuto ao lume. Adicione a Becel, tape e deixe por mais um minuto. Divida o esparguete por dois pratos e, se quiser, polvilhe com o parmesão. Junte a restante rúcula e sirva de imediato.

Leia mais artigos do Movimento Saudável aqui.