Leves e bem temperadas

E porque o lazer ocupa todo o nosso tempo e a gula não tira férias, eis três tentadoras receitas de saladas do chef Alexandre Silva . Muito fáceis de preparar, o carapau, o salmão e o rosbife dão o mote, depois é só acompanhar com legumes frescos, apurar bem no tempero e, claro está, degustar.

Receitas do chef Alexandre Silva, da Bica do Sapato (Av. Infante D. Henrique, Armazém B, Cais da Pedra a Santa Apolónia, Lisboa)

SALADA DE CARAPAU GRELHADO E MARINADO COM MOLHO DE PIMENTO ASSADO
(4 PESSOAS)

2 carapaus
1 cebola roxa
400 g de alface romana
1 pimento vermelho
2 ovos
100 ml de zeite
5 ml de vinagre
sal
pimenta
10 g de anchovas
20 tomate-cherry
1 pepino
10 g de pimenta rosa
10 g de aneto
20 g de salsa
2 limões

Para o molho de pimento assado, lave e asse o pimento, retire a pele, as sementes e reserve. Num copo misturador coloque os ovos, o azeite, o vinagre, a anchova, sal e pimenta a gosto e emulsione até criar um molho espesso e homogéneo. Adicione metade do pimento, emulsione novamente e reserve. Retire os filetes e a pele a metade dos carapaus e ponha-os a marinar durante 24 horas no aneto picado, salsa picada, sumo de limão e pimenta rosa. Descasque a cebola roxa, corte-a em gomos e leve-a a assar com um fio de azeite e sal. Tempere com sal e grelhe a outra metade dos carapaus. Depois de grelhados, retire lascas, o maior que conseguir, e reserve. Lave as alfaces, o tomate e o pepino. Corte os tomates ao meio e o pepino em cubos. Numa taça, coloque as alfaces, o tomate e tempere com o molho de pimento. Corte o carapau marinado em tiras e disponha por cima das alfaces, faça o mesmo com o carapau grelhado. Corte em tiras o restante pimento e disponha-o na salada. Adicione a cebola roxa assada e sirva de imediato.

nm1158_receitas02

SALADA DE ROSBIFE COM QUEIJO DA ILHA E MOLHO TÁRTARO
(4 PESSOAS)

200 g de vazia de novilho
10 g de pimenta preta
10 g de alho
50 ml de azeite
300 g de maionese
50 g de pickles de legumes
10 g de cebolinho
200 g de alface roxa
200 g de alface portuguesa
100 g de pão alentejano
100 g de queijo da ilha

Tempere a vazia com as pimentas, o alho, o sal e o azeite e leve ao lume, numa frigideira bem quente, até alourar de ambos os lados. Deixe repousar durante oito minutos, corte carne em lâminas muito finas e reserve. Corte o pão em cubos e leve ao forno até ficar crocante. Misture a maionese com os pickles picados, o cebolinho, também picado e rectifique tempero. Misture as alfaces, junte a cebola roxa e os cubos de pão torrado, tempere com a maionese e sirva com lascas de queijo da Ilha a acompanhar a carne laminada.

nm1158_receitas04

SALADA DE SALMÃO E GUACAMOLE
(4 PESSOAS)

400 g de salmão
300 g de abacate
100 g de tomate
30 g de coentros
10 g de malagueta fresca
2 limas
sal fino
pimenta preta
200 g de sal grosso
100 g de alface roxa
100 g de rúcula
50 ml de azeite

Retire as peles e as espinhas ao salmão e cubra-o com sal grosso durante
30 minutos. Depois de salgado, lave o salmão, seque-o e reserve no frio. Retire a polpa dos abacates (maduros) e coloque numa taça, adicione o tomate cortado em cubos e sem grainhas, os coentros picados, a malagueta ralada, o sumo das limas, sal e pimenta e envolva bem até obter um puré de abacate (guacamole). Lave a alface e a rúcula. Corte o salmão em fatias e emprate.