Spa em casa? Sim, é possível

Visto quase como um mal inevitável nos nossos dias, os efeitos do stress no organismo são bem mais graves do que se pensa. A aparência é, normal­mente, a primeira a sofrer: com a subida dos níveis de cortisol (a chamada «hor­mona do stress»), surge o aumento de peso e quebra do colagénio, tornando mais difícil a regeneração da pele – que, assim, se torna mais envelhecida. O acne e a queda de cabelo são outros dos efeitos na aparência bem conhecidos por quem experimenta períodos de stress intenso. Mas existem ainda vários problemas as­sociados a este mal que não conseguimos ver e que podem diminuir seriamente a qualidade de vida, como hipertensão, alergias, infeções causadas por baixa imunidade, depressão, asma, bronquite, enxaquecas e gastrite.

Assim, é fundamental saber reservar tem­po para si: um momento de fuga às pres­sões do dia a dia em que pode aproveitar para cuidar do corpo e da alma e cons­truir uma «armadura» de resistência ao stress.

COMO FAZER EM CASA
Porque não trocar massagens relaxantes em família? O toque intuitivo, com deslizamentos rítmicos e pressões ligeiras, é poderoso no combate à an­siedade, ajudando a minorar tensões musculares. Só vai precisar de:

» ESPAÇO AQUECIDO: além de ninguém gostar de tirar a roupa numa divisão gela­da, o frio é inimigo da descon­tração muscular, pelo que a sala deve estar numa tempera­tura agradável.

» BASE CONFORTÁVEL: esqueça a cama, pois forçará as costas de quem massaja. Use o chão ou mesmo uma me­sa robusta e segura, almofada­dos com colchões de campis­mo ou cobertores.

» MANTAS E TOALHAS: essenciais para cobrir e manter quentes as zonas corporais não trabalhadas e também para o terapeuta caseiro limpar as mãos sempre que necessite.

» ÓLEO OU CREME: encontra-os com propriedades relaxantes, estimulantes ou re­dutoras das tensões muscula­res. São um bom investimento e usam-se em pouca quantida­de. Se preferir, óleo de amêndo­as doces também serve.

» ILUMINAÇÃO REDUZIDA: ajuda ao relaxamento de quem recebe, mas também de quem oferece a massagem. Se gostar, pode acender algumas velas.

» SOSSEGO: desligue a televisão e ponha os telemóveis no silêncio, garantindo que o tempo da massagem é de total descanso. Música? Só se for relaxante e baixinha.