As mais incríveis e (bizarras) viagens do mundo

Apesar da diversidade da oferta e da redução dos preços dos voos, escolher o destino certo para as férias pode ser um problema. E fica ainda mais difícil para quem já fez tudo e mais alguma coisa. Há vinte anos surgiram as viagens de aventura e as temáticas. Depois, vieram as expedições científicas. Por bom dinheiro, é possível ajudar espécies ameaçadas na Amazónia, recolher gelo na Antártida ou medir as orelhas de macacos da Nova Guiné. Mas para os mais extravagantes, a escolha ainda é complicada. Aqui fica uma seleção de viagens excêntricas e originais.

NOS TELHADOS DE ESTOCOLMO
Dez dias de férias nos telhados de Estocolmo? Mais ou menos. Trata-se de visitas guiadas sobre os telhados de Estocolmo, uma combinação entre escalada e passeio,
devidamente conduzida por guias profissionais. Há vários percursos, pelo que se pode criar um programa de três ou quatro dias. Requisitos: ter conhecimentos e alguma experiência em escalada, não sofrer de vertigens, medir mais de 1,50 m, pesar menos de 120 quilos, e estar em boa forma física.
Objetivo: estudar as diferentes telhas, técnicas de construção e materiais utilizados. Garantia de acesso a vistas incríveis e surpreendentes da capital sueca.
WWW.VISITSTOCKHOLM.CO

A CORRIDA MÁGICA
Até uma maratona serve de pretexto para uma grande viagem. Pode correr-se na Grande Muralha da China, na Antártida, numa reserva natural africana, ao lado de elefantes, girafas e zebras, ou mesmo no Triângulo das Bermudas. Mas também é possível fazer a Maratona e a Meia-Maratona Mundial Walt Disney World, no Walt Disney World Resort, na Florida, nos EUA. E este é um programa para toda a família, com opções para todas as idades. Ao longo do percurso haverá muitas surpresas e personagens da Disney, além de áreas de apoio e reunião de toda a família. A logística está assegurada e a organização garante que estes são os 42 quilómetros mais mágicos de sempre. Os preços de inscrição por pessoa nas várias provas disponíveis oscilam entre 55 e 407 euros, e a Disney tem pacotes especiais para alojamento num dos seus hotéis. As viagens aéreas não estão incluídas.
WWW.MARATHONTOURS.COM

NA ROTA DO TORNADO
Pode não ser muito original para os ame­ricanos, loucos por estas aventuras, mas para os europeus acaba por ser uma novi­dade. Uma viagem de duas semanas, nos EUA, atrás de algumas das maiores tem­pestades do mundo. A rota depende das condições atmosféricas, e a viagem é feita com alguns dos mais famosos «caçadores de tornados» dos EUA. A viagem começa sempre em Oklahoma, mas pode percor­rer uma parte do país, com equipamento adequado muito sofisticado. Uma viagem de duas semanas começa em 2200 euros e inclui apenas a estada. A alimentação e ou­tros extras são pagos no local. As viagens aéreas não estão incluídas.
WWW.CLOUD9TOURS.COM

UM PASSEIO PERIGOSO
Os cenários de guerra são cada vez mais procurados. Para uma experiência limi­te, a Hinterland Travel, empresa especia­lizada neste tipo de viagens, propõe diver­sos pacotes de viagens de 10, 17 ou mais dias no Iraque, Curdistão iraquiano, Afeganis­tão e outros. O gosto e a coragem do viajan­te ajudarão na escolha do percurso, pois há várias opções, com diferentes graus de pe­rigosidade, interesse histórico e cultural, etc. Mas todos os programas incluem paí­ses onde há mais para ver além da guerra e da violência: muitos locais com culturas milenares, ainda pouco explorados do pon­to de vista turístico. Mas há que estar pre­parado para tudo, nomeadamente as cons­tantes alterações de programa e condições de viagem. Afinal, estamos no palco de con­flitos armados e de atividades terroristas, onde tudo é imprevisível e onde tudo pode acontecer. A partir de 2500 euros por pes­soa, com estada e algumas refeições. Não inclui passagens aéreas ou vistos.
WWW.HINTERLANDTRAVEL.COM

NO LOCAL DO CRIME
Se é um apaixonado pelos grandes crimes da história, que nunca foram resolvidos, esta viagem é para si: percorrer a pé, com uma equipa de criminalistas especialista no célebre serial killer londrino Jack, o Es­tripador, as ruas e os locais de Londres onde ocorreram os assassinatos arrepiantes. Os viajantes poderão analisar cientificamente pistas e pormenores dos crimes, têm aces­so aos arquivos e fotografias de época de colecionadores e poderão ver algumas pro­vas então recolhidas pelos investigadores. A viagem começa na estação de metro Ald­gate East, na zona de East End, e segue, pas­so a passo, a pista real de um dos crimino­sos mais misteriosos de todos os tempos. O passeio é feito de noite, mas o circuito completo pode prolongar-se por alguns dias. A partir de 12 euros por pessoa. Via­gens, estada e alimentação não incluídos.
WWW.JACK-THE-RIPPER-TOUR.COM

LOUCOS POR ELETRÓNICA
É um dos maiores mercados de eletróni­ca do mundo, com mais de vinte edifícios e cinco mil lojas com tudo o que se pos­sa imaginar. Fica em Seul, na Coreia do Sul, e aqui é possível encontrar, experi­mentar e adquirir as últimas invenções, criações e novidades das maiores mar­cas mundiais de eletrónica, mas também se encontra parafernália de componentes eletrónicos para a construção de compu­tadores. Yong­sun é especializado em ele­trodomésticos, aparelhos de som, com­putadores e periféricos, equipamentos de escritório, telefones, equipamentos de iluminação, jogos eletrónicos e software, vídeos e CD. Os preços são outra atração, com produtos importados até 50 por cen­to mais baratos.
CONTACTAR O TURISMO LOCAL

CAMINHADA PARA NUDISTAS
Caminhe nu, em pelota, nas belas flores­tas de Wippra, na Saxônia-Anhalt, na Ale­manha, ou nas montanhas geladas da Suí­ça, se for capaz. O Harzer-Naturisten­stieg, inaugurado em 2010, é o primeiro trilho oficial alemão para naturistas, que proporciona uma caminhada de 13 qui­lómetros pelas montanhas. A rota, circu­lar, começa e termina em Wippra, e ofe­rece vistas e paisagens incríveis, além de uma aventura… original. Ainda não há programas completos organizadas por operadores, mas as associações de natu­ristas poderão dar informações mais por­menorizadas sobre os autorizados – para ninguém correr o risco de ir para a prisão por atentado ao pudor.
WWW.HARZERNATURISTENSTIEG.DE

RESORTS PARA SWINGERS
O Desires Resort & Spa e o Temptation Re­sort Spa Cancún são hotéis de luxo, em Can­cún, no México. Até aí nada de novo. Mas estes hotéis são especiais: são exclusivos para adultos. Não para adultos que queiram fazer uma escapadela romântica, a dois. Nada disso. Nestes resorts, o erotismo e a sensualidade são obrigatórios e o progra­ma de férias é apenas para casais que gos­tam de praticar swing, ou seja, troca de par­ceiros. Para tornar tudo mais fácil, o uso de roupa nas piscinas, praias e spa é opcional. E entre muitos luxos os clientes podem con­tar com um serviço de cinco estrelas, cham­panhe e morangos de boas-vindas, festas temáticas e jogos eróticos na piscina, além de outros desafios escaldantes. A partir de cerca de 200 euros por pessoa, por noite, com pequeno-almoço, utilização livre de piscinas, jacuzzis, ginásio, spa e muito mais.
WWW.SDC.COM

NO MUNDO DOS GNOMOS
Esta viagem ao mundo mágico e fanta­sioso dos gnomos é especialmente diri­gida para os que querem regressar onde, certamente, foram felizes: à infância. La Balade des Gnomes, na Bélgica, é um mi­nucioso e sofisticado mundo de gnomos, recriado em materiais naturais, como a pedra, a madeira, água e terra. As Caba­nas na Floresta, o Cavalo de Troia e a Fá­brica de Vinho, entre outras villas, tudo, até os objetos mais banais, foram pensa­dos ao pormenor. Um mundo de fantasia que apaixonará mais os adultos do que as crianças…
WWW.LABALADEDESGNOMES.BE